04/02/2020 às 16h49min - Atualizada em 05/02/2020 às 00h00min

Autor da trilogia ‘Johnny Bleas’ diz que criatividade será o diferencial na divulgação de livros

Mesmo o mercado editorial para livros didáticos sofreu quedas. Por isso, escolas em diversos lugares do Brasil tem adotado livros digitais para seus alunos.

DINO
https://www.am3com.net/
Trilogia Johnny Bleas está disponível em várias livrarias


As vendas de livros no Brasil caíram bastante em 2019 e o cenário segue pouco favorável para os autores, editoras e livreiros. De acordo com o portal Meio e Mensagem, a queda no setor foi de 4,5%.

"A queda do mercado editorial continua e deve seguir em 2020, por isso os autores e editoras devem usar a criatividade para fazer a diferença na hora de divulgar seus livros", opina o escritor João Gabriel Brene, autor dos livros da trilogia de ficção, fantasia e aventura Johnny Bleas.

"Não podemos achar que os livros se venderão sozinho. Exceto pelos best sellers, quando a mídia e a divulgação já são grandes. É fato que autores nacionais e os novatos no mercado editorial precisarão se comunicar com seus nichos de maneira direta. Buscando alternativas às livrarias tradicionais", comenta o autor.

Mesmo o mercado editorial para livros didáticos sofreu quedas. Por isso, escolas em diversos lugares do Brasil tem adotado livros digitais para seus alunos.

"As tecnologias digitais impactam cada vez mais a educação. É deveras tendência a redução do uso de impressos na rotina dos alunos, principalmente nos ensinos médio e educação superior. O uso da tecnologia na educação não só permite maior acessibilidade como também é ferramenta de transformação no século atual", diz ele.

Romances, aventuras, fantasia, ficção, não devem ser tão impactados na crise, diz escritor

Para Brene, mesmo em meio a uma crise, alguns gêneros literários como conseguem se sobressair, como o romance, por exemplo.

Acredito que mesmo com crises em vista, os gêneros narrativos como os romances, ainda tem seu espaço. Os grandes fãs de literatura marcam presença nas compras de seus autores de preferência", destaca o autor da trilogia Johnny Bleas.

Segundo ele, apesar de ser uma tendência, o digital é responsável pela diminuição das vendas dos livros tradicionais, mas ao mesmo tempo despertou o interesse das pessoas para a leitura.

"Essa é uma tendência global. O digital veio para ficar, não há processo de retrocesso neste avanço tecnológico. Uma vantagem deste formato de leitura é que o acesso aos livros aumentou devido ao menor custo dos formatos digitais! Vejo este como um grande avanço à cultura, afinal como autor o grande sonho é uma pátria leitora!", finaliza João Brene, que além de escritor, é especialista em produção de material editorial digital.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90