02/01/2024 às 18h53min - Atualizada em 02/01/2024 às 18h53min

Mais de 1 milhão de pessoas já se cadastraram no aplicativo 'Celular Seguro'; veja como utilizar

Sistema recebeu 7.005 alertas de perda, roubo ou furto de aparelhos em pouco mais de duas semanas desde o lançamento

R7
Foto: Reprodução
Mais de 1 milhão de brasileiros já se cadastraram no programa "Celular Seguro", do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Segundo a pasta, a ferramenta recebeu 7.005 alertas de roubo, perda ou furto de aparelhos desde que entrou no ar, em 19 de dezembro do ano passado. A plataforma permite inutilizar o celular e também traz a opção de incluir pessoas de confiança, que podem pedir o bloqueio e solicitar informações. Até o momento, 692.571 pessoas foram indicadas como contato emergencial, de acordo com o governo.

A pasta também divulgou que 750.135 celulares foram registrados via site ou aplicativo. A discrepância entre a quantidade de aparelhos e usuários cadastrados ocorre porque há pessoas que se cadastraram no sistema pelo registro Gov.BR, mas deixaram para informar o número de celular e de contatos de confiança em um momento posterior. De acordo com o governo, isso já era esperado.

O ministro em exercício, Ricardo Cappelli, ressalta o papel que o projeto exerce no combate efetivo a crimes presentes no dia a dia das cidades. "Temos ações contra o crime organizado, contra os crimes violentos letais intencionais, mas também contra o roubo e furto de celulares. Atuamos em todas as frentes pela redução da violência no país."No momento, o Ministério da Justiça e Segurança Pública trabalha para que esses usuários finalizem o cadastro, garantindo maior agilidade e segurança em eventual caso de perda, roubo ou furto do celular."A iniciativa foi lançada no dia 19 de dezembro do ano passado, oferece um caminho simplificado para bloquear as informações do aparelho celular, como aplicativos bancários, lista de contatos e fotos. O governo espera que também as empresas de telefonia comecem a efetuar o corte das linhas telefônicas a partir fevereiro.

Desbloqueio

O Ministério da Justiça reforça que o "Celular Seguro" não oferece a possibilidade de fazer o desbloqueio e só deve ser utilizado em casos de emergência. Caso o aparelho seja recuperado, o usuário deve entrar em contato com a operadora, com os bancos e outros fornecedores de serviços.

Fake News

A população também deve ficar atenta aos possíveis golpes que são aplicados utilizando o nome do programa. O ministério informa que o governo não acessa nenhum dado que esteja no telefone do usuário e que a iniciativa segue a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

"O governo federal não envia e-mails ou links para que o usuário acesse a plataforma. O registro deve ser feito por iniciativa do usuário, entrando no sistema pelo site ou baixando o aplicativo na PlayStore ou na App Store."

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90