31/05/2019 às 16h46min - Atualizada em 01/06/2019 às 10h21min

Mesquita Brasil espera milhares de pessoas para a comemoração do Eid Al Fitr (Festa do Desjejum)

Evento, um dos mais importantes do calendário muçulmano, contará com a participação de fiéis, autoridades, líderes religiosos e comunidade em geral celebrando a fraternidade e a tolerância

DINO
https://www.facebook.com/mesquitadobrasil.sbm
Mesquita Brasil


A Mesquita Brasil, a mais antiga da América Latina, celebra em 04 ou 05 de junho (a confirmar) o Eid Al Fitr (Festa do Desjejum). A celebração, que marca o término do Ramadã, acontece a partir das 7h30 (oração) seguida de uma grandiosa recepção na Rua Barão de Jaguara, 632 (esquina com Av. do Estado 5.382 - Cambuci - São Paulo).

O evento comemora uma das mais importantes eventos muçulmanos. Realizada uma vez por ano, a prática segue o calendário lunar e tem duração variando entre 29 e 30 dias e é tida como forma de purificação espiritual. Durante o mês sagrado os fiéis devem abster-se de comida, de bebida e de relações sexuais no intuito de cultivar os ensinamentos inspirados no Sagrado Alcorão.

Quarto pilar do Islã, a prática preconiza que todos os fiéis devem seguir a disciplina do jejum como exercício para a aproximação de Deus, já que a fome unifica emoções e sentimentos de pobres e ricos. A experiência é ainda uma forma de levar à compreensão do sofrimento dos menos afortunados.

O jejum recai sobre todos os muçulmanos, exceto crianças, enfermos, idosos e fiéis em longas viagens. Mulheres que estejam em ciclo menstrual, gravidez ou em dieta pós-parto também estão isentas do jejum.

Ao término do Ramadã os festejos do "Eid Al Fitr" reúnem não só os muçulmanos, mas toda a comunidade em uma grande demonstração de tolerância e abrangência religiosa entre todos os povos e crenças.

A mais antiga mesquita da América Latina

Presente no país desde o fim do século 19, o Islã tem como uma das principais entidades a Mesquita Brasil - a primeira da América Latina. Atualmente a comunidade, que representa 1/5 da população mundial, segue os preceitos ensinados por Mohammad (que a paz e a benção de Deus estejam com Ele), que inclui, além da religião, um completo sistema de vida.

De acordo com os ensinamentos do Alcorão na impossibilidade da realização da prática do jejum o muçulmano deve alimentar uma pessoa necessitada para cada dia não jejuado. Com isso, todas as noites, na quebra do jejum é servido um farto jantar gratuitamente a todos os fiéis. "Essa é uma das formas de estendermos as mãos e acolher qualquer irmão necessitado", explica o presidente da SBM, Jamel Fares.

Para este ano são esperadas milhares de pessoas na celebração pelo fim do Ramadã: muçulmanos, comunidade em geral, autoridades e líderes religiosos terão a oportunidade de compartilhar um momento de congraçamento em prol da paz e da fraternidade.

Mesquita Brasil

A Mesquita Brasil foi a primeira mesquita construída em toda América Latina, com início das obras em 1929. Uma das mais importantes propagadoras do Islã no país é mantida pela Sociedade Beneficente Muçulmana (SBM), entidade referência em ações de cunho social.



Website: https://www.facebook.com/mesquitadobrasil.sbm
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90