18/12/2020 às 17h50min - Atualizada em 18/12/2020 às 17h50min

Prêmio da Fifa: Lewandowski é eleito melhor jogador do mundo ao superar Messi e Cristiano Ronaldo

PORTAL DO SENA - Informando com credibilidade

Extra
Foto: ANDREAS GEBERT / REUTERS
Robert Lewandowski foi eleito pela Fifa como o melhor jogador do mundo da temporada 2019-2020. O atacante polonês, do Bayern de Munique, superou Lionel Messi, do Barcelona, e Cristiano Ronaldo, da Juventus. Entre as mulheres, a inglesa Lucy Bronze foi a eleita. Lateral-direita, ela jogou pelo Lyon e atualmente esta no Manchester City.

A eleição de Lewandowski coroa uma temporada de títulos da Bundesliga, Copa da Alemanha e sobretudo da Liga dos Campeões da Europa. O atacante foi sinônimo de gols. Ele balançou a rede 64 vezes em 58 jogos. Uma máquina que o credenciou ao reconhecimento individual.

No critério usado pela Fifa, Lewandowski alcançou 52 pontos. Cristiano ficou em segundo, com 38 pontos, enquanto Messi foi o terceiro, com 35. Entre as mulheres, Lucy Bronze bateu 52 pontos, Pernille Harder fez 40, enquanto Wendie Renard teve 35.

A Fifa contabiliza votos dos técnicos e dos capitães das seleções nacionais, de representantes da imprensa e reserva uma parcela (25%) para torcedores. O zagueiro Thiago Silva votou como capitão do Brasil e elegeu, nesta ordem, Neymar, Mbappé e De Bruyne. Tite, por sua vez, votou em Neymar, Lewandowski e De Bruyne. Colunista do GLOBO, Martín Fernandez foi o representante da imprensa brasileira. Os votos dele foram em Lewandowski, De Bruyne e Mané.

Klopp leva entre os técnicos

Apesar da vitória de Lewandowski entre os jogadores, o prêmio de melhor técnico não ficou com Hans-Dieter Flick, do Bayern. Ele perdeu a votação para outro alemão, Jürgen Klopp, do Liverpool, que foi campeão inglês. Klopp já tinha vencido na temporada passada, quando conquistou a Liga dos Campeões da Europa.

A votação foi muito acirrada, e a Fifa precisou acionar o critério de desempate. Flick e Klopp empataram nos pontos somados: o coeficiente ficou em 24. Mas o regulamento prevê que, em caso de igualdade, seja dado peso maior aos votos dos treinadores. Então, Klopp prevaleceu: 686 a 572 pontos.


Vencedores do Prêmio da Fifa

Melhor goleira: Sarah Bouhaddi (Lyon)

Melhor goleiro: Manuel Neuer (Bayern de Munique)

Prêmio Puskas (gol mais bonito): Son (Tottenham)

Melhor técnico (feminino): Sarina Wiegman (Holanda)

Melhor técnico (masculino): Jürgen Klopp (Liverpool)

Seleção da temporada pela FIFPro (masculino): Alisson, Alexander-Arnold, Van Dijk, Sergio Ramos, Alphonso Davies, Kimmich, De Bruyne, Thiago Alcantara, Messi, Lewandowski e Cristiano Ronaldo

Seleção da temporada (feminino): Endler, Bronze, Renard, Bright, Cascarino, Bonansea, Verônica Boquete, Megan Rapinoe, Harder, Miedema e Tobin Heath

Fifa Fan Award: Marivaldo da Silva (Sport-BRA)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90