18/08/2019 às 12h53min - Atualizada em 18/08/2019 às 12h53min
Assistir a partidas de futebol do próprio time pode ser bom para o coração, diz pesquisa
Após três jogos, a frequência cardíaca aumentou em 64%, com alguns torcedores chegando a ter 130...
Extra
Foto: Reprodução Se você se culpa por assistir a muitos jogos de futebol em vez de estar praticando alguma atividade física, uma boa notícia: ficar de olho na telinha vendo o seu time do coração jogar é bom exatamente para o coração.
Uma recente pesquisa da Universidade de Leeds (Inglaterra) com torcedores do Leeds United, que disputa a segunda divisão inglesa, revelou que, após três jogos, a frequência cardíaca aumentou em 64%, com alguns torcedores chegando a ter 130 batimentos por minuto - o "normal" é entre 60 e 100. Logo após um gol a favor, o coração bateu 27% mais forte. Contra, 22%.
Essa "malhação" corresponde a fazer uma caminhada acelerada por uma hora e meia, de acordo com os cientistas. Eles descobriram que assistir a vitórias do time reduz a pressão arterial e provoca um "impulso psicológico" cujo efeito se prorroga por todo o dia da partida. Em comparação, uma derrota tem efeito emocional contrário e comparável à "morte de um amigo", e o torcedor mais fanático chega a experimentar hipertensão temporária.
"Torcer pelo seu time corresponde a uma atividade cardiovascular moderada e, dependendo do resultado da partida, representa um ganho psicológico", disse Andrea Utley, líder da pesquisa, de acordo com o "Daily Mail".
Os voluntários do estudo tinham idade entre 20 e 62 anos e não possuíam histórico de doença cardíaca.