Anunciado pelo Flamengo no último dia 10 de junho, Rafinha finalmente fez a sua estreia vestindo a camisa do time carioca. Mais de 60 mil torcedores presenciaram a goleada de 6 a 1 do rubro negro sobre o Goiás e o bom desempenho do lateral-direito, no seu primeiro jogo ao vivo no Maracanã.
"Não sou mais menino, mas tinha um pouco de ansiedade, ainda mais diante de uma torcida como a do Flamengo. Jogar no Flamengo é para poucos. Minha carreira foi feita de desafios, sempre joguei em times grandes. O sonho de todo jogador é vestir essa camisa. O que eu senti no aquecimento já foi uma coisa totalmente diferente do que acostumei na Europa. Esse carinho é fora de série." - declarou o jogador.
Com um contrato de dois anos, Rafinha chegou ao Flamengo para assumir a lateral-direita, no lugar de Pará e Rodinei, posição que recebe muita crítica por parte dos torcedores. O jogador de 33 anos estava no futebol europeu desde 2005 e ganhou 17 títulos pelo Bayern de Munique, a quem defendeu por oito anos, incluindo uma liga dos campeões e um mundial.
"Depois de tanto tempo fora do Brasil, poder voltar e encontrar um ambiente desse é muito bacana. Foi apenas meu primeiro jogo, ainda tenho muito a melhorar. Eram dois meses sem jogar. Foi um ótimo sinal, fiquei muito feliz. Conseguimos fazer muitas jogadas que treinamos." - disse o lateral.
Histórico de Rafinha
A história de Rafinha com o futebol começou na escolinha de futsal do Grêmio Londrinense, clube da sua cidade natal, quando tinha apenas sete anos. Mas, foi aos 16, quando defendeu o Londrina que o jogador começou a chamar a atenção das equipes da capital paranaense.
Em 2003, Rafinha foi contratado pelo Coritiba, onde conquistou dois títulos estaduais e disputou a Libertadores em 2004. A passagem pelo Coxa durou até 2005, quando o lateral foi negociado com o Schalke 04, da Alemanha, por 4 anos.
No Schalke, o jogador se tornou titular da posição, ajudou na conquista do vice-campeonato da Bundesliga em 2009/10, mas alguns desentendimentos com o autoritarismo do técnico Felix Magath, o fizeram optar pelo Genoa, da Itália.
Mas foi de volta ao território alemão que Rafinha descobriu o clube onde faria mais sucesso. Em junho de 2011, o lateral chegava ao Bayern de Munique, o contrato era de três anos, mas o jogador acabou ficando até o final da temporada 2019. O lateral jogou oito anos, ganhou muitos títulos, mas foi na era de Pep Guardiola, que alcançou seu maior êxito, ao conquistar a tríplice coroa, em 2013 (Liga dos Campeões, Campeonato Alemão e Copa da Alemanha). Na galeria de títulos pelo clube alemão estão sete títulos nacionais, quatro Copas da Alemanha, uma Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes.
Desde 2017 o lateral-direito já mostrava interesse de retornar para o Brasil e de fechar com o Flamengo, mas acabou renovando o contrato com o Bayern por mais uma temporada. Em maio deste ano se despediu do clube alemão e logo depois fechou com o clube carioca.