22/05/2023 às 07h16min - Atualizada em 22/05/2023 às 07h16min
VAR que recomendou expulsão de Vinicius Junior será demitido; vídeo
Imprensa espanhola destaca que federação ficou descontente com atuação de Iglesias Villanueva, que omitiu imagem de jogador dando mata-leão no atacante brasileiro
Courtois e Rüdiger tentam controlar Vinicius Junior durante o jogo contra o Valencia — Foto: Reuters
Árbitro de vídeo na partida entre Valencia e Real Madrid no último domingo, Ignacio Iglesias Villanueva será demitido pela Federação Espanhola de Futebol (RFEF). Ele faz parte de um grupo de seis profissionais que serão dispensados, de acordo com informações da imprensa local.
A comissão de arbitragem discordou da atuação de Villanueva no Mestalla. Depois de mais um lamentável episódio de racismo contra Vinicius Junior, o brasileiro acabou expulso após desentendimento com Hugo Duro (veja no vídeo acima).
Ao chamar o árbitro de campo, Ricardo de Burgos Bengoetxea, para revisão no monitor, o VAR exibiu apenas o trecho de vídeo onde Vinicius acerta o rosto de Hugo, omitindo a parte em que o jogador do Valencia segurou o atacante do Real Madrid com um mata-leão.
Vinicius Junior ironizou com aplausos após a decisão do árbitro nos acréscimos do segundo tempo. Depois, repetiu o gesto feito por Hugo Duro e questionou o fato de o adversário não ser punido. O camisa 20 foi afastado por Courtois e Rüdiger no momento da confusão.
De acordo com o jornal AS, a RFEF entende o desconforto do Real Madrid com o erro de arbitragem no caso da não expulsão, mas insiste que o protocolo antirracismo foi bem aplicado. Bengoetxea paralisou a partida, e o sistema de som do estádio emitiu aviso de que a bola só voltaria a rolar caso os xingamentos e cânticos fossem encerrados.
Villanueva ainda trabalhará como VAR na partida entre Betis e Getafe nesta quarta-feira, pela 36ª rodada, mas não participará mais de jogos depois disso.