26/11/2021 às 20h25min - Atualizada em 26/11/2021 às 20h25min

José Hamilton Ribeiro e “repórter secreto” deixam o jornalismo da Globo

Portal do Sena - Informando com credibilidade

Anderson Scardoelli
Portal Comunique-se
Foto: Reprodução
O processo de mudanças segue ativo no jornalismo da Rede Globo de Televisão. Na noite de quinta-feira, 25, a direção da emissora confirmou mais duas saídas. Os cortes da vez atingiram dois profissionais experientes e com décadas de serviços prestados ao veículo de comunicação: José Hamilton Ribeiro e Eduardo Faustini (conhecido pela alcunha de “repórter secreto” do ‘Fantástico’). De acordo com a emissora, as saídas ocorreram em comum acordo.

Repórter especial do dominical ‘Globo Rural’, José Hamilton Ribeiro atuava no canal mantido pela Família Marinho desde o início dos anos 1980. Profissional reconhecido internacionalmente, com direito a receber o Prêmio Maria Moors Cabot em 2006, ele contabiliza mais de 60 anos de experiência no jornalismo — pela profissão, perdeu uma das pernas ao pisar em uma mina durante a cobertura da Guerra do Vietnã, em 1960.

Com 15 anos de Globo, Eduardo Faustini foi o outro jornalista a encerrar seu vínculo com a empresa de mídia. Apesar de trabalhar em matérias para televisão, ele chamou a atenção por nunca mostrar o seu rosto. Feito que fez a equipe do ‘Fantástico’ usar o apelido “repórter secreto”. Com a imagem preservada, o profissional tocou diversos projetos investigativos para a revista eletrônica da emissora. Em 2014, por exemplo, produziu a série ‘Cadê o dinheiro que estava aqui?’, onde denunciou casos de corrupção espalhados pelo Brasil.


Saíram de comum acordo depois de uma linda trajetória na TV

Em contato com a reportagem do Splash/UOL, a equipe de comunicação da Rede Globo limitou-se a confirmar as duas novas baixas em seu jornalismo. De forma oficial, a emissora alega que o fim da trajetória da dupla no canal foi definido de forma amigável — e ao fim dos atuais contratos. “Ambos saíram de comum acordo depois de uma linda trajetória na TV”, informa o veículo.

Jornalismo da Globo enfrenta onda de baixas

As saídas de José Hamilton Ribeiro e Eduardo Faustini se somam a outras recentes baixas no núcleo jornalístico da Rede Globo de Televisão. No último mês, pelo menos seis profissionais saíram: Alberto Gaspar, Alexandre Oliveira, Ari Peixoto, Edson Silva, Herci Moraes e Roberto Paiva. Todos eles tinham pelo menos uma década de experiência na emissora.

Os cortes no jornalismo ocorrem em meio a notícias de que as contas da Rede Globo de Televisão não caminham tão bem. No início de outubro, Guilherme Ravache publicou a seguinte informação em sua coluna no portal UOL: o veículo de comunicação teve prejuízo milionário. De acordo com o colunista, o prejuízo no primeiro semestre deste ano ficou na casa dos R$ 144 milhões.

Em meio a saídas e prejuízo, a Globo anunciou, ainda em outubro, que terá novos comandos a partir do início de 2022. Jorge Nóbrega deixará a função de diretor-presidente, dando vez para dois integrantes da família Marinho. Enquanto João Roberto Marinho assumirá a presidência do conglomerado como um todo, Paulo Marinho ficará à frente da divisão responsável pela TV Globo e dos demais canais do grupo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90