16/11/2020 às 20h18min - Atualizada em 16/11/2020 às 20h18min

Novo golpe aos brasileiros do Bolsa Família; saiba como se proteger

PORTAL DO SENA - Informando com credibilidade

R7
Foto: Reprodução
Um novo golpe disseminado via rede social promete o pagamento de R$ 350 para a compra de material escolar a beneficiários do programa Bolsa Família. De acordo com Dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, o link falso está ativo e já foi acessado ou compartilhado mais de um milhão de vezes. Por dia, são registrados mais de 70 mil novos acessos.

Como funciona o golpe

O golpe está sendo disseminado pelo WhatsApp por quatro links diferentes. Ao clicar na mensagem falsa, o usuário é incentivado a responder a uma pesquisa com três perguntas: “Você já tem o Bolsa Família?”; “Você está com seu cadastro em dia?”; ‘Possui Cartão Cidadão para realizar o saque do benefício?”.


Independentemente das respostas, o golpe informa que o usuário tem direito a receber o falso benefício. Mas, para isso, ele precisa compartilhar o link do ataque com seus contatos do WhatsApp.

A vítima também é induzida a conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes e, depois, é direcionada a páginas falsas para visualizar publicidades fraudulentas. Para dar mais veracidade ao golpe, comentários falsos de supostos usuários contemplados pelo bônus são exibidos.

— É bastante comum que os cibercriminosos se aproveitem de períodos e situações específicas, como épocas festivas, promoções de grandes marcas ou até a situação socioeconômica do país, para criar golpes com temáticas personalizadas e com maior tendência viral — explicou Emilio Simoni, diretor do Dfndr lab: — Com a aproximação de volta às aulas, não foi diferente. Neste caso, os golpistas utilizam indevidamente o programa Bolsa Família, voltado para a população de baixa renda, a fim de atrair esse público que, eventualmente, possa ter alguma dificuldade financeira na compra de material escolar para os filhos.

Como se proteger

– Tenha cuidado ao clicar em links compartilhados via WhatsApp ou redes sociais.

– Sempre verifique as informações compartilhadas nos sites oficiais das empresas e desconfie de promoções, brindes e descontos.

– Utilize aplicativos de segurança e antivírus no celular, de preferência, com a função de detecção automática de phishing em aplicativos de mensagem e redes sociais. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90