26/10/2020 às 11h07min - Atualizada em 27/10/2020 às 00h00min

Farmácia de Brasília se torna a primeira com licença para a manipulação de substâncias SBIT

O Certificado, emitido para a Quality Farmácia de Manipulação, é necessário para a segurança e monitoramento na produção de substâncias específicas

DINO
https://qualitymanipulacao.com.br/


Para trazer mais segurança e confiança para os consumidores, o principal objetivo da Anvisa com a concessão da licença para farmácias qualificadas é acabar com a manipulação de medicamentos sem monitoramento, que podem trazer riscos à saúde e prejuízos severos ao consumidor.

Assim como para qualquer produção e manipulação de substâncias medicamentosas, as farmácias também precisam de certificados e licenças específicas para a produção de certas doses terapêuticas. É desta forma que funciona a manipulação de SBIT (Substância de Baixo Índice Terapêutico), cuja dose utilizada para a eficácia de um medicamento é muito próxima da dosagem tóxica. O serviço foi criado em atendimento aos itens 2.7 do anexo II e 2.3 do anexo III da RDC nº 67/2007 disponível em pasta no Ministério da Saúde.

A Quality Farmácia de Manipulação é a primeira farmácia de Brasília a ter a licença sanitária pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária do DF. A farmácia que possui o certificado tem qualificação para manipular SBIT de acordo com os requisitos de: teste de perfil de dissolução; checagem de pesagem; dupla checagem farmacêutica na diluição e produção; análise de teor do diluído; excipientes de compatibilidade descritos em farmacopeias; monitoramento trimestral da fórmula completa e envio de bula específica.

Ainda segundo a vigilância, para a autorização da licença, são verificados os fatores como boas práticas farmacêuticas, atenção farmacêutica, qualificação dos fornecedores, estrutura física do local e treinamento constante dos manipuladores.

O Minoxidil interno tem uma maior procura e se trata de um ativo que possui baixa dosagem e alta potência, que doses altas são usadas para hipertensão, e sua maior demanda tem sido de uso capilar, devido aos novos estudos.

A importância da licença SBIT 

Segundo o documento, “A notificação de aptidão é um documento da farmácia, direcionado à autoridade sanitária local informando que se encontra apta para manipulação de substâncias de baixo índice terapêutico e/ou hormônios e/ou citostáticos de acordo com as legislações em vigor”.

As inspeções entraram em vigor desde as diversas autuações em farmácias que manipulam e produzem medicamentos sem seguir procedimentos de segurança. Em autuações realizadas no ano de 2005, em São Paulo, 74% das farmácias não possuíam especificações das matérias-primas que utilizavam e 59% não apresentaram comprovação da realização de treinamentos para os funcionários e técnicos. Já em Goiás, no ano de 2006, 55% das farmácias fiscalizadas foram autuadas com as mesmas irregularidades.

Por Jéssica Lília

Agência i10 Comunicação

Fonte:

-https://www.gov.br/pt-br/servicos-estaduais/solicitar-cadastro-de-farmacias-para-manipulacao-de-hormonios-citostaticos-e-substancias-de-baixo-indice-terapeutico-sbit -https://www.mg.gov.br/servico/solicitar-cadastro-de-farmacias-para-manipulacao-de-hormonios-citostaticos-e-substancias-de?_ga=2.128450831.2062810890.1602679886-1021404178.1602679886 -https://unimedgoiania.coop.br/wps/portal/noticias-antigas/5981_anvisa-autua-farmacias-de-manipulacao-em-goias

-https://www.folhadelondrina.com.br/geral/anvisa-proibe-manipulacao-de-remedios-em-sao-paulo-540743.html



Website: https://qualitymanipulacao.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90