26/10/2020 às 13h11min - Atualizada em 27/10/2020 às 00h00min

5 vantagens de escolher um curso técnico

Para o professor e escritor Luis Piemonte, opção ajuda antecipar entrada no ambiente profissional e traz maior qualificação e produtividade para o mercado de trabalho

DINO
https://sociedademaisjusta.com.br/author/luis-piemonte/page/2/


Muita gente enxerga a graduação como um dos únicos caminhos para conquistar uma carreira profissional de sucesso. No entanto, fazer um curso técnico é uma excelente oportunidade de ingressar no mercado de trabalho de forma mais rápida, além de ser uma forma de sair do ensino médio já com uma profissão e conhecimento prático sobre determinada área. Para mostrar por que vale a pena investir em um curso com esse perfil, o escritor e professor Luis Piemonte mostra cinco vantagens do ensino técnico. Confira:

1 - Acelera a entrada no mercado de trabalho

O aluno que escolhe fazer um curso técnico simultaneamente ao ensino médio, garante uma formação ampla e direcionada para o mercado de trabalho. Logo que deixa a escola, ele tem mais chances de obter uma boa oportunidade profissional. Segundo pesquisas da ESSA (Escola Técnica Profissionalizante), 70% dos estudantes técnicos conseguem emprego após o primeiro ano de formação.

2 - Maior qualificação e produtividade

A escassez de mão de obra qualificada faz com que requisitos técnicos sejam altamente valorizadas pelo mercado, habilidades que trazem melhor produtividade, inovação e competitividade no ambiente profissional. "Outra vantagem é que em muitas profissões, como na área de tecnologia da informação, por exemplo, as demandas são cobertas por profissionais que fizeram apenas cursos livres, programas que muitas vezes não tem o mesmo nível de especialização. Na prática, o ensino técnico ajudaria a cobrir esta lacuna por mão de obra qualificada que temos no Brasil", analisa Piemonte.

3 - Rapidez

Enquanto uma faculdade tradicional tem duração média de cinco anos, o curso técnico costuma ser feito em um período entre 18 e 30 meses. Outro benefício são os custos bem mais acessíveis, se comparados ao ensino superior.

4 - Aproveitamento de matérias

Para quem planeja entrar em uma faculdade após a conclusão do ensino técnico, este tipo de curso pode significar uma base para a futura graduação, oferecendo duas grandes vantagens. A primeira é o aproveitamento de matérias, como acontece em cursos como informática e radiologia, em que a formação técnica anterior possibilita a conclusão da faculdade em média 50% mais rápida. A segunda é a maior chance de financiar uma graduação já empregado, considerando que a impossibilidade de pagar uma universidade particular é um dos principais fatores que fazem os estudantes interromperem uma graduação.

5 - Valorização pessoal

Apesar da curta duração, a educação técnica inclui uma variedade de experiências práticas, sem deixar de lado o conhecimento teórico. Essa capacidade de simular o que ocorre na rotina de trabalho permite que o profissional esteja mais preparado para desenvolver sua carreira dentro de uma organização. "Enquanto no ensino médio a pessoa sai sem nenhum valor para o mercado, nos cursos técnicos o estudante já sai com uma profissão", lembra o professor.



Website: https://sociedademaisjusta.com.br/author/luis-piemonte/page/2/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90