26/08/2020 às 23h03min - Atualizada em 26/08/2020 às 23h03min

Dia Regional da Conciliação do TRT11 acontece nesta sexta (28/08)

PORTAL DO SENA - Informando com credibilidade

Assessoria de Comunicação TRT-11
Foto: Reprodução
O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – Amazonas e Roraima (TRT11) realiza, na próxima sexta-feira, dia 28 de agosto, a segunda edição do Dia Regional da Conciliação. Uma iniciativa da Corregedoria Regional, o evento tem como proposta somar esforços para ampliar o número de acordos entre empregadores e trabalhadores, solucionando de forma mais célere os conflitos trabalhistas.

Nesta edição, por conta da pandemia do coronavírus e das recomendações de distanciamento social, as audiências de conciliação para as tentativas de acordo serão realizadas integralmente por videoconferência.

Participarão do Dia Regional da Conciliação as Varas do Trabalho de Manaus/AM, do interior do Amazonas e de Boa Vista/RR, além do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do Regional – Cejusc Manaus/AM e Cejusc Boa Vista/RR, e das unidades judiciárias de 2º grau. A expectativa é que sejam realizadas, um número expressivo de audiências de conciliação telepresenciais durante o evento.

Diga SIM à Conciliação

O Dia Regional da Conciliação do TRT da 11ª Região foi criado por meio da Resolução Administrativa nº 025/2019 e tem como slogan "Diga SIM à conciliação e mediação e NÃO ao conflito". A iniciativa, que está em sua segunda edição, também busca somar esforços para o cumprimento das metas de conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Conforme explica a corregedora e ouvidora do TRT11, desembargadora Ruth Barbosa Sampaio, a ideia é fomentar a realização de audiências de conciliação, no sentido de solucionar, de forma amigável e consensual, os conflitos trabalhistas. “Com a realização de um dia, inteiramente, dedicado a conciliação, buscamos, uma solução que atenda ao trabalhador e ao empregador, mormente, no cenário da pandemia, com estabelecimentos comerciais fechados, e várias outras atividades econômicas paralisadas”, destacou a magistrada Ruth Barbosa Sampaio. 

Ela destacou, ainda, que em momentos de incertezas, medo, fome e privações, um acordo na Justiça do Trabalho, com pagamento de salários e verbas de natureza alimentar, é mais que uma garantia a sobrevivência ao trabalhador.

Live de abertura

Nesta edição, o presidente do TRT11, desembargador Lairto José Veloso, e a corregedora regional, desembargadora Ruth Barbosa Sampaio, farão a abertura do evento através de uma live, a partir das 8h, transmitida ao vivo pelo canal do TRT11 no YouTube.

Em 2019, o Dia Regional da Conciliação promoveu 722 audiências de conciliação, as quais resultaram em 256 acordos homologados e mais de R$ 2,6 milhões em créditos trabalhistas liberados aos reclamantes.

O prazo para inscrições por meio do portal do TRT11 encerrou dia 13 de agosto. Porém, as partes que tenham interesse em conciliar podem peticionar diretamente na unidade judiciária onde tramita o processo, requerendo a sua inclusão na pauta do dia Regional de Conciliação.

O que é: Live de abertura do Dia Regional da Conciliação
Data: 28 de agosto de 2020
Horário: 8h
Local: https://www.youtube.com/user/TRT11R

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90