As eleições de 2020 serão as primeiras experiências de prefeitos e vereadores com o período de pré-campanha. Em 2018, a grande maioria dos candidatos não souberam aproveitar esse momento para consolidar reputações e construir narrativas consistentes.
Para não cometerem os mesmos erros, os candidatos que concorrerão nas eleições municipais precisarão rever as estratégias utilizadas em 2016 e começar a considerar o novo cenário político: eleitores mais conectados, a possibilidade de impulsionamento de conteúdos políticos nas redes sociais, a proibição das coligações proporcionais e o fim das doações de pessoas jurídicas, que significa menos recursos para as campanhas e partidos políticos.
Segundo o professor e consultor de marketing político Marcelo Vitorino, "com todas as mudanças que aconteceram de 2016 até agora, candidatos e profissionais de comunicação política precisam compreender que quem começar agora a trabalhar de forma organizada, ganhará a maior das vantagens: o tempo".
O curso "Planejamento de campanhas municipais" aborda os períodos de pré-campanha e campanha eleitoral e prepara candidatos e profissionais para planejar, desenvolver ou coordenar estratégias para as campanhas de arrancada, reeleição e retirada.
Com exemplos e conteúdos objetivos, os alunos conseguirão ver com clareza o impacto que todas as mudanças trarão ao dia a dia das campanhas políticas.
Para quem é recomendado o curso Planejamento de campanhas municipais
Por ser um material completo e trazer informações sobre diversos níveis de uma campanha municipal, o curso é recomendado para: assessores políticos, profissionais de comunicação e marketing, gestores de agências off-line e on-line, consultores de estratégias políticas, estudantes de comunicação interessados na área
Políticos e pré-candidatos a cargos eletivos
Ao fim do curso, os alunos terão aprendido a:
Produzir um planejamento de ações de marketing político eleitoral para campanhas municipais
Determinar quais as melhores estratégias para impactar os eleitores
Priorizar ações de acordo com sua capacidade de execução e necessidade
Entender o que os eleitores desejam das candidaturas
Entender como funcionam as campanhas políticas tradicionais e as digitais
As inscrições devem ser feitas no site do curso.
Sobre o professor:
Marcelo Vitorino é um dos pioneiros no uso de ferramentas digitais em campanhas políticas no Brasil. Antes de entrar no campo do marketing digital, Vitorino atuou em campanhas tradicionais e na organização de militâncias partidárias desde o ano 2000, o que o torna um profissional com conhecimento de campo político-partidário, além do conhecimento em marketing e de tecnologia.
Dedicado a campanhas digitais desde 2008, tem em seu currículo campanhas em todas as esferas eleitorais, como as de Gilberto Kassab para prefeitura de São Paulo em 2008, Marcelo Crivella para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2016, governos de Rondônia (Confúcio Moura, 2014), Ceará (Camilo Santana, 2014), Santa Catarina (Raimundo Colombo, 2010). Atuou também em diversas campanhas para deputados federais e presidenciais com José Serra (2010) e Geraldo Alckmin (2018).
Também ministra palestras e treinamentos para os maiores partidos do Brasil. É professor no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM em São Paulo e na escola de marketing digital Presença Online.