19/05/2020 às 15h26min - Atualizada em 19/05/2020 às 15h26min

Detran-AM ensina como fazer o licenciamento veicular e impressão do documento eletrônico

Secom
Divulgação/Detran-AM
Mesmo contando com alguns serviços totalmente digitais, muitos usuários do do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) ainda têm dificuldades no ambiente on-line, principalmente para realizar o licenciamento veicular anual e para fazer a impressão do documento do veículo. Por conta disso, o órgão apresenta um passo a passo de como realizar esses dois procedimentos simples de forma digital.

O primeiro passo é acessar o site digital.detran.am.gov.br e escolher a opção “Veículos”. Em seguida, deve clicar no item “Licenciamento Anual”. Na próxima tela, basta informar o número do Renavam ou do chassi do veículo, marcar a caixa “Não sou robô” e, em seguida, selecionar “Pesquisar”.

Feito isso, abre-se uma tela com várias opções. Basta escolher licenciamento anual, depois clicar no botão “Gerar protocolo” e, por fim, “Imprimir taxas e IPVA”.

Depois de efetuado o pagamento, o usuário espera dois dias úteis para imprimir o documento direto. Para isso, basta ele retornar ao mesmo site usado para o licenciamento (digital.detran.am.gov.br). Porém, para fazer a impressão, é necessário que o proprietário legal do veículo faça um cadastro no site, caso não tenha. Esse passo a passo está disponível em uma cartilha no site do Detran-AM (detran.am.gov.br).

Já cadastrado, o usuário faz o login no portal de serviços e vai na opção “Veículos associados”. Depois basta acessar Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) Eletrônico e imprimir o documento em qualquer impressora.

Como está o atendimento? – Desde março, o Detran-AM tem mantido um grupo de servidores em home office para atender às demandas por telefone e por e-mail. São mais de 20 contatos à disposição que podem ser obtidos direto no site do órgão (www.detran.am.gov.br).

Em abril, o órgão atendeu 1.488 pessoas por telefone e respondeu quase 400 e-mails. Além desse dois canais de comunicação, o Detran-AM também criou um atendente virtual via Whatsapp (ChatBot), com respostas para as principais dúvidas dos usuários. Ele ainda redireciona a pessoa para um dos 20 contatos telefônicos e por e-mail disponibilizados pelo órgão. O ChatBot funciona somente por mensagem através do telefone (92) 99471-4085. Em abril, esse serviço ajudou mais de 10 mil pessoas.

Graças a esses serviços, em março e abril o Detran-AM conseguiu fazer mais de 59 mil atendimentos, entre  emissões de taxas, emplacamentos, call center, licenciamento, entre outros.

Prazos interrompidos – O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) interrompeu os prazos de alguns serviços vencidos a partir de 19 de fevereiro de 2020. Com isso, os usuários estão isentos de pagar multa caso sejam parados pela fiscalização.

Os serviços com prazos interrompidos são: defesa de autuação, recurso de multa, defesa processual, recurso de suspensão do direito de dirigir e de cassação da CNH, transferência de propriedade, renovação da CNH e permissão para dirigir.

O licenciamento de veículos novos ou seminovos continua sendo realizado normalmente, porém somente por meio de despachantes. Para eles foi criada uma dinâmica de envio dos documentos e de recebimento de placas, respeitando as normas sanitárias para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Tanto que, em abril, foram realizados 2 mil novos emplacamentos e transferências de propriedade de veículos seminovos.

Para quem estava em processo para tirar a primeira habilitação, o Contran ampliou para 18 meses o prazo de conclusão dos exames teóricos e práticos. Isso vai permitir que a pessoa retire a CNH sem nenhum prejuízo, tão logo as atividades voltem ao normal.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90