18/04/2020 às 11h42min - Atualizada em 18/04/2020 às 11h42min

Nota em defesa da ciência e dos pesquisadores do estudo CloroCovid-19

Secom
ÉRICO XAVIER
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) une-se às manifestações em apoio aos pesquisadores que trabalham no estudo CloroCovid-19. Um trabalho que vem sendo desenvolvido por mais de 70 profissionais de importantes instituições, como a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT_HVD), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O momento requer prudência e respeito ao trabalho dos profissionais que se dedicam intensamente ao desenvolvimento de pesquisas no âmbito da saúde pública no combate à Covid-19, seja no aprimoramento de processos e produtos, seja na condução de análises de diagnósticos ou seja na assistência aos pacientes para a mitigação e resolutividade dos graves problemas oriundos dessa doença.

Reconhecemos o trabalho dos pesquisadores envolvidos no projeto CloroCovid-19, devidamente aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), e destacamos a experiência deste grupo que atua há mais de 20 anos no desenvolvimento de pesquisas em malária, HIV/Aids, tuberculose, acidentes por serpentes e outras doenças emergentes, com o apoio da Fapeam e com o reconhecimento internacional, dentre as quais destaca-se a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Estamos diante de um novo coronavírus que tem afetado pessoas no mundo todo. Cientistas de diversas nacionalidades têm trabalhado incansavelmente para compreender esse novo vírus e desenvolver terapêuticas e fármacos que possam salvar vidas. Os cientistas do CloroCovid-19 trabalham com transparência e ética, e vêm dando visibilidade internacional aos resultados alcançados com seus estudos.

Ao ratificar a seriedade com que a Fapeam apoia estudos científicos de relevância e necessidades sociais, confiamos no bom senso da nossa sociedade para que, juntos, defendamos a pesquisa científica, o nosso capital intelectual e a integridade dos nossos pesquisadores, pois não se pode permitir a disseminação de notícias falsas e manifestações violentas carregadas de ódio.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90