Um terremoto atingiu a fronteira da Turquia e Irã nas primeiras horas deste domingo (23). Segundo a agência Reuters, a magnitude é de 5,7. As últimas informações dizem que 9 pessoas morreram e 37 pessoas ficaram feridas do lado turco.
Tremor teve profundidade de cinco quilômetros e aconteceu à 1h26, segundo o Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo (EMSC).
O ministro do Interior turco, Suleyman Soylu, disse em entrevista coletiva que 3 crianças e 4 adultos foram mortos no distrito de Baskule, na Turquia.
Mais tarde, o ministro da Saúde, Fahrettin Koca, atualizou o número de mortes para 9 e afirmou que 37 pessoas ficaram feridas, incluindo 9 em uma condição crítica, mas não fatal.
A busca por feridos foi concluída e não há pessoas presas sob os escombros, garantiu Soylu.
Homem carrega criança feriada após terremoto na Turquia neste domingo (23) Foto: IHA via AP
A agência oficial de notícias IRNA do Irã disse que o terremoto afetou 43 aldeias na área montanhosa de Qotour. Mais tarde, acrescentou que pelo menos 75 pessoas foram feridas, seis das quais foram hospitalizadas.
A emissora pública turca TRT World disse que cerca de 43 vilarejos na Turquia foram afetados.
Histórico
Cruzados por grandes linhas de falha, o Irã e a Turquia estão entre os países mais propensos a terremotos no mundo.
Há menos de um mês, a Turquia foi atingida por um terremoto de 6,5 de magnitude, quando mais de 500 ficaram feridos e mais de 30 pessoas morreram.
Em agosto, um tremor de 5,8, semelhante ao deste domingo (23), atingiu a província de Denizli.