A Endeavor Brasil realizou uma pesquisa, aplicada pelo Datafolha, sobre os principais desafios dos empreendedores brasileiros. Foram entrevistados 1000 empresários e se constatou que a forma de enfrentar as adversidades e perceber o mundo afeta diretamente os resultados em seu negócio.
Eles dividiram os empresários em três grupos distintos:
As perguntas realizadas aos empresários envolviam uma conotação de autorresponsabilidade frente aos desafios e resultados do negócio ou, então, eram relacionadas à clareza sobre as metas e planejamentos.
Por exemplo, perguntaram “Qual é o seu maior objetivo para o futuro de sua empresa?” e, também, “Entre 0% e 100%, o quanto a crise e a competência da sua empresa estão influenciando os resultados da sua empresa?”.
O resultado pode ser facilmente interpretado: os empreendedores gerais possuem muito menos clareza sobre o que desejam conquistar e, de forma geral, apresentam uma tendência menor de autorresponsabilização frente aos problemas. Ao contrário dos demais grupos.
Por outro lado, são similares os desafios enfrentados por todos eles. Em ordem de mais votados, os 7 principais desafios são:
Em entrevista sobre os resultados da pesquisa, Clailton Luiz, especialista em salvar negócios e CEO da Line Instituto, não se demonstrou surpreso. Segundo ele, o resultado reflete a realidade da maioria dos pequenos e médios empresários brasileiros:
“O empresário sempre terá desafios, isso é fato… O grande problema, na verdade, é que muitos sequer sabem onde estão errando ou por onde deveriam iniciar uma mudança. E aí, acabam não fazendo nada para mudar. Como resultado, sente-se pressionados, ansiosos, sem tempo para nada. Tornam-se escravos de suas empresas, dependentes dos seus funcionários e vivem para pagar contas, sempre atolados na parte operacional do negócio. Tudo isso, claro, sem o mínimo de controle sobre os resultados da empresa. Aliás, muitos de nossos clientes não possuem um simples CRM para gerir clientes e vender mais".
Quando questionado sobre os desafios e a crise, Clailton respondeu:
“Os desafios existem para todos, mas sempre haverá pessoas tendo sucesso e ganhando dinheiro. A diferença é que alguns reconhecem o desafio e buscam superá-los, outros apenas reclamam ou se contentam. Na Line Instituto, por exemplo, trabalhamos com uma metodologia testada e comprovada por milhares de empresários, que conseguiram melhorar seus resultados, organizar a empresa e fazê-la funcionar como um sistema previsível, independentemente de sua presença constante, aumentando poderosamente sua qualidade de vida. Afinal, se for para perder sua qualidade de vida, do que vale a pena manter sua empresa?”
Conforme resultado da pesquisa, há uma demanda latente neste mercado. Por isso, o CEO da Line Instituto diz haver boas perspectivas para o futuro:
"A tendência é que, cada vez mais, os empresários busquem profissionalizar o seu negócio com o suporte de empresas especializadas em empreendedorismo".
A Line Instituto é uma empresa *licenciadora, especializada no desenvolvimento de estratégias para salvar empresas. Para conhecer mais, basta acessar o blog da Line Instituto para acompanhar dicas sobre empreendedorismo e estruturação de empresas.
*A Line Instituto está com oportunidade aberta para ingresso de novos licenciados na rede. Atualmente, mais de 100 licenciados salvam empresas em todo o Brasil através do verdadeiro empreendedorismo. Para saber como participar, basta clicar aqui.