Começa nesta quarta-feira, dia 04, o período para a escolha dos livros didático que serão utilizados pelas escolas da rede pública de Ensino Fundamental 2 (anos finais) nos próximos 4 anos consecutivos.
Os educadores, coordenadores e os diretores podem escolher as obras que mais se adequam ao método de ensino e concepção da instituição educativa.
As obras a serem selecionadas referem-se aos componentes curriculares dos anos finais do Ensino Fundamental. Então os educadores que ainda não escolheram os livros didáticos do PNLD podem acessar o Guia disponibilizado pelo MEC e conhecer as obras aprovadas.
Um exemplo são as coleções aprovadas das editoras Saraiva, Ática e Scipione. Os educadores podem conferir as 20 coleções aprovadas na integra nos portais das editoras. Estão disponíveis para escolhas as disciplinas: Arte, Ciências, Geografia, História, Língua Inglesa, Matemática, Língua Portuguesa.
O FNDE enfatiza a mobilização do corpo docente da escola para a escolha e o registro dos livros didáticos no sistema PDDE Interativo/SIMEC. Lembrando que a seleção dos materiais deve ser realizada de forma democrática e autônoma, mas somente o diretor da escola pode realizar o registro dos livros escolhidos no sistema.
Informações sobre o registro das obras:
O sistema utilizado para o registro da escolha do PNLD ficou mais seguro, pois agora o acesso é vinculado ao CPF e senha do diretor. Mas, para evitar fraudes, o FNDE ressalta a importância desses dados serem de acesso exclusivo da direção da escola.
PNLD - O que é Projeto Nacional do Livro Didático
Muito importante para a educação brasileira, o PNLD é um programa desenvolvido pelo governo federal brasileiro para atender escolas públicas de educação básica. Por meio dele, obras didáticas e paradidáticas são disponibilizadas em todo território nacional. Seu objetivo é garantir, de forma gratuita, materiais de qualidade para instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio.