A relação entre Consumidor X Marca no Paraguai tem um grande potencial para crescer muito mais, as empresas ainda estão se conscientizando sobre a tamanha importância de fortalecer o seu relacionamento com o cliente e que esse relacionamento não é apenas no momento da compra, deve-se existir acompanhamento, assim o cliente terá uma boa experiência na sua jornada de compra com essa marca, fidelizando com maior facilidade.
Customer Experiene & Innovation Congress
Um dos principais eventos de experiência do usuário aconteceu em maio no Paraguai, no hotel Sheraton de Assunção. O evento tem o objetivo de reunir os principais nomes da categoria para discutir os próximos caminhos do atendimento ao cliente e tudo para potencializar a experiência dos clientes com a marca.
Sendo a segunda edição do congresso, em 2019 o evento reuniu mais de 400 executivos do segmento, com a finalidade compartilhar informações, experiências e as novidades das ferramentas para satisfação do cliente, CRM, RH, Marketing, Social Media, Comunicação e Vendas.
Welson Marinho e Carlos Sabino são membros da diretoria da InHouse LATAM e estiveram presentes no congresso e concederam uma entrevista para o Call Center News.
Confira abaixo na integra a entrevista:
CCN: Como diretor comercial da InHouse, qual era a expectativa antes de participar do evento?
Welson Marinho: Nossa visão sobre o Paraguay era que ainda não havia no país uma organização dos Contact Centers como um segmento um pouco mais preparado. O que vimos é que o Paraguay está dando largos passos em torno da consolidação de um segmento promissor com muitas oportunidades, principalmente no tocante aos serviços de Atendimento ao Consumidor.
CCN: Após iniciar as operações no Paraguai quais são as suas análises do cenário LATAM para o segmento de Contact center e experiência do usuário?
Welson Marinho: A experiência do usuário ainda é um tema que estão iniciando aqui no PARAGUAY, mas ao que parece, na Argentina e Chile, estes conceitos estão mais consolidados. No Paraguay este assunto ainda está sendo desenvolvido culturalmente
CCN: No evento quais foram os principais pontos debatidos relacionado ao atendimento ao cliente?
Welson Marinho: Debateram intensamente a questão da importância do cliente como Centro de todo negócio, a importância da multicanalidade, as aplicações de ferramentas de MACHINE LEARNING aplicadas aos atendimentos repetitivos
CCN: Quais são os desafios do mercado?
Welson Marinho: Os desafios do PARAGUAY é a questão cultural do mercado quanto a importância do Consumidor e a utilização da Ferramenta Contact Center como diferencial para promover este contato e trazer novas fontes de retorno financeiro.
CCN: Na visão de um especialista em sistema e softwares o que podemos esperar de novidades para as marcas paraguaias?
Carlos Sabino: Em questão de ferramental, o país conta com toda a tecnologia de ponta do mercado global, porém ainda não existe a cultura de utilizar e retirar daí a inteligência de negócio e a opinião dos clientes, para gerar a visão de posicionamento de mercado e de ações baseadas nisso. Nem mesmo a Câmara PY de CC apresentou números do mercado em que atuam.
CCN: O que você pode comparar entre o cenário brasileiro e paraguaio em termos de tecnologia para as marcas utilizarem em suas estratégias de relacionamento com o cliente?
Carlos Sabino: É igual, inclusive temos a Avaya oferecendo ferramental de ponta, mas não tinha nenhum case Paraguai para apresentar. Todos os estudos de caso apresentados pelos diversos palestrantes foram de países da América Latina, principalmente da Argentina, excluindo o Brasil completamente.
CCN: Quais os principais pontos do evento que podemos destacar em termos de tecnologia e inovação?
Carlos Sabino: Nenhum que seja relevante ou diferente do que dispomos no Brasil. Uma que chamou atenção foi a Avaya, com sua solução de Machine Learning.
Entrevista concedida ao Call Center News.
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