19/08/2019 às 11h33min - Atualizada em 19/08/2019 às 11h33min

Seu currículo é avaliado em 8 segundos; saiba quais palavras podem te ajudar

Recrutadores levam, em média, de seis a 10 segundos para descartar um currículo

Ig
shutterstock
Só para ler o título e a linha fina desta matéria, você provavelmente levou o mesmo tempo que alguns recrutadores gastam para descartar um currículo . Pelo menos é isso que dizem 30% dos mais de 400 profissionais entrevistados pela Catho em uma pesquisa sobre o mercado de trabalho. Em média, eles levam de seis a 10 segundos para avaliar o documento.

O tempo é curto porque, na maioria das vezes, a quantidade de currículos recebidos é muito grande. O último dado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) confirma esse raciocínio, já que são 12,8 milhões de desempregados no Brasil atualmente, sendo que um em cada quatro desse total está na busca por um ofício há mais de dois anos .

Para não perder tempo e otimizar o trabalho, especialistas afirmam que os recrutadores acabam treinando o olhar para termos específicos que tenham ligação com a vaga de emprego para qual estão selecionando na hora de fazer a triagem dos currículos. 

 

Por isso, para se destacar, o candidato precisa focar em palavras-chave que estejam relacionadas ao posto que estão disputando, conforme ensina Mateus Pinho, head de marketing da Revelo, um plataforma de recrutamento digital.

“Tenha certeza de que você tem o perfil buscado pela empresa e que seu currículo passa essa impressão. Para isso, é preciso ler o que a vaga pede. Em muitos casos, as pessoas não sabem para o que elas estão se candidatando, e ter isso em mente já vai te deixar na frente de outros candidatos”, explica.

Foi assim que Julio Corrêa, de 34 anos, conseguiu uma recolocação em meio as muitas inscrições para a vaga de analista financeiro. "Quando ia me candidatar para alguma vaga, eu costumava olhar os requisitos e alterar meu currículo, deixando claro que eu tinha as características que eles procuravam, usando as palavras que eles pediam na descrição do cargo ", conta ele, que diz ter sido elogiado pelo recrutador quando foi convidado para fazer a entrevista.



"Eles gostaram muito do meu currículo porque encontraram tudo o que precisavam com facilidade. Essa estratégia geralmente dá certo", fala.

Para conseguir chamar a atenção de quem está fazendo a análise do currículo, outra dica é ter em mente que quem está lendo o documento não será, necessariamente, quem irá fazer a contratação ou entrevista.

“Recrutadores querem agilidade na hora de entender o perfil profissional de cada candidato. Muitos deles não são a pessoa final que vai entrar o contato com o profissional, por isso buscam palavras-chave para a triagem”, ressalta Adriana Ferreira, custumer success manager team leader da Revelo.

Segundo ela, é preciso usar alguns termos simples e, se necessário, descrever com mais detalhes ou com outras palavras-chave que podem ajudar o profissional que faz a seleção a reconhecer a habilidade que a vaga exige. 

“Alguns candidatos falham em deduzir que o recrutador entende tudo o que a habilidade descrita signfica, acham que está subentendido”, reitera Ferreira. Se um profissional da área de infraestrutura de tecnologia escreve que domina arquitetura cloud, mas não menciona as plataformas, que é o mais importante, como AWS ou Windows 7, ele pode perder a chance de ser selecionado.

“Porque quem está em busca de certas palavras-chave e não vê os outros termos relacionados pode não achar que o candidato está apto para a vaga. Por isso, o ideal é detalhar, nesses casos, todas as ferramentas que tem conhecimento, mas de maneira objetiva”, conclui ela.

 

Fotos Reprodução

Palavras-chave mais buscadas em um currículo

Como cada área tem uma palavra-chave específica, não é possível definir um padrão. O ideal é o candidato pensar quais suas principais habilidades que geralmente são exigidas em seu meio profissional, além de verificar o que a vaga que está se inscrevendo pede e deixar isso claro no documento.

Para deixar seu currículo ainda mais atrativo, Ferreira sugere colocar as principais características no topo do documento ou em uma caixa lateral, para que o olhar do recrutador seja direcionado e encontre o que procura com facilidade.

“Além disso, se colocar as informações de um jeito que o recrutador consiga visualizar assim que colocar os olhos naquele perfil, fica mais fácil de fazê-lo querer continuar a leitura”.  

Ela ainda afirma que não é preciso colocar as palavras-chave em negrito, mas colocá-la em tópicos é uma boa ideia, porque facilita a visualização.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90