O ritmo mais brasileiro ganha uma nova identidade em Manaus. Com a idéia de unir o samba raiz ao mais recente, nasce uma música e um grupo: o Sambalizar, que será lançado no próximo dia 3 de agosto, das 17h à meia-noite no Espaço Carioca Bar, localizado na rua Libertador, 103, bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul.
Os militares da Força Aérea Brasileira (FAB), Joubert Balbino e William do Banjo são os idealizadores do grupo que já se tornou um movimento. Eles e outros bambas cariocas e amazonenses se reúnem, há pelo menos dois meses, com o intuito de resgatar a autêntica roda de samba com toque carioca e a simpatia amazonense.
"O grupo congrega duas gerações de músicos com o repertório totalmente misturado, sambalizado, vasto, bem selecionado, antigo e atual. Vamos mesclar o novo ao antigo, do raiz ao pop, passando pela bossa e outros ritmos da Música Popular Brasileira (MPB). Vai ser uma bela salada musical", garante Balbino.
E sambalizar virou um excelente meio para aliviar o estresse, dos músicos e dos amantes do ritmo, dizem os artistas.
Rios de Janeiro e Amazonas
Joubert nasceu no Rio de Janeiro (morro de São Carlos). Quando criança tinha interesse por música e, por meio do rádio, sofreu influência dos artistas do Clube da Esquina e dos Astros da Bossa Nova . Ele conta que, no começo, gostava de todo tipo de música, mas depois de um certo tempo o samba foi sua escolha. Integrante da FAB, foi transferido para Manaus onde contribuiu com a formação e sucesso do grupo 'Ases do Pagode' por 28 anos.
Também carioca William do banjo é fundador do grupo 'Vou Pro Sereno'. Desde jovem gostava dos sambas de raiz e era adepto as antigas e famosas rodas de samba do Rio de Janeiro.
E, dos dois remanescentes do samba bom e de raiz, nasceu a obra "Sambalizar", já disponível em todas as plataformas digitais e com esse refrão aqui: "Sambalizar, é batuque, é ginga em primeiro lugar... Sambalizar, negritude na pele em cada olhar
Sambalizar é essência da gente
Sambalizar, é a criança, é o velho, é o novo
Sambalizar, é o samba na boca do povo
Sambalizar, tá no sangue da gente, não dá pra negar..."
"Sambalizar", a banda
Joubert Balbino - voz e reco-reco; William do Banjo - voz e banjo; Jackson Vasques- voz e cavaco; Yury Santos - voz e percussão geral; Felipe Carica - percussão geral; João Paulo - percussão geral ; e Wladmir Roberto -violão de 8 cordas e regência.
Fotos: Dudu D'Lirios
Serviço
O que: Lançamento do Grupo Sambalizar
Quando: 3 de agosto Onde: Espaço Carioca Bar - R. Libertador, 103, bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul.