A internet é o meio de comunicação que mais cresce entre os brasileiros. Segundo dados do IBGE, hoje mais de 60% da população esta conectada diariamente a este meio de comunicação. Por isso é importante estar atento a este mercado digital que cresce cada vez mais.
A Roda Digital foi fundada em 2014 com foco em produções culturais e se tornou precursora no mercado de influenciadores digitais. A empresa percebeu o crescimento da cena digital e expandiu seu ramo de atuação quando os empresários, Pedro Gazzola e Mariana Vieira, viram nos youtubers uma nova oportunidade de negócio. “As pessoas pediam nas nossas redes sociais eventos com nomes como Kéfera, Whindersson Nunes, Christian Figueiredo e muitos outros. Decidimos apostar e realizamos nosso primeiro evento voltado para o mercado da internet em Belo Horizonte com a Kéfera. Tivemos uma venda surpreendente com 3 sessões esgotadas em menos de uma semana, daí em diante fizemos todos os grandes nomes do YouTube no teatro e entramos de cabeça no mercado de influenciadores digitais”, contam os empresários.
Já atenta para esse cenário, a empresa se deparou com o jovem Enaldinho, que buscava uma agência para a gestão de sua carreira como youtuber. Foi nesse momento que o empresário Pedro Gazzola percebeu a oportunidade de ampliar o propósito da Roda. “Enquanto produzíamos eventos com youtubers, conhecemos o Enaldinho, bem no início da sua carreira. Já tínhamos como objetivo empresariar e gerir a carreira dele e de outros criadores de conteúdo. Então, criamos esse novo braço de gerenciamento de carreiras de youtubers na empresa” explica Gazzola.
Este mercado cresce cada vez mais, uma vez que fazer vídeos para a internet deixou de ser brincadeira e se transformou em uma profissão extremamente rentável. Atualmente, a Roda Digital está inserida no mercado de publicidade e propaganda, especialmente quando se trata de marketing de influência, uma vez que seu casting conta com os youtubers Enaldinho, Mateus Pain, Nicolas Gomes e Biel Valadares, juntos eles ultrapassam a marca de 20 milhões de inscritos em seus canais no YouTube.
O empresário Pedro Gazzola destaca a importância de cuidar de perto de cada conteúdo produzido por seus influenciadores, “temos muito cuidado com todo conteúdo, para que não tenha palavrão, duplo sentido, conteúdo pesado ou adulto, nada que seja inapropriado ou ofereça riscos para as crianças que estão assistindo. Por isso, optamos por trabalhar com poucos creators para que possamos entregar um conteúdo premium e diferenciado para o público e para as marcas”, declara Gazzola.
Enaldinho hoje em dia já ultrapassa a marca de 11 milhões de inscritos na plataforma de vídeo, YouTube, sendo considerado um dos maiores nomes do Brasil quando se trata de influência sobre o público infantil. Seu trabalho já ultrapassa a barreira da internet, “hoje em dia rodamos o país lotando os teatros com o projeto “Enaldinho Game Show”, ele também teve seu livro entre os mais vendidos da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, e em setembro de 2019 já lançaremos o próximo”, afirma o empresário.
Já o youtuber Mateus Pain tem quase 5 milhões de inscritos. O influenciador também é conhecido por seu conteúdo divertido no Instagram, ficando em terceiro lugar no Prêmio Stories Festival 2019, realizado pelo Facebook.
Com influenciadores totalmente voltados para o público infantil, a empresa é criteriosa com as marcas que trabalha, “temos clientes como Amazon, Sony, Chevrolet, Claro, Disney, Coca Cola e muitas outras. Trabalhamos apenas com marcas que se identificam com o conteúdo produzido pelos influenciadores, sempre dialogando com o universo deles. Procuramos sempre transmitir verdade nas campanhas que fazemos, com o objetivo de levar entretenimento de qualidade para crianças”, conclui Pedro Gazzola.