24/06/2019 às 17h43min - Atualizada em 24/06/2019 às 18h33min

Instituto brasileiro de fomento social realiza ações de empreendedorismo em Guiné-Bissau e em Portugal

Agência Besouro, de Porto Alegre, será responsável pelo projeto de criação da primeira incubadora pública de empresas da África Ocidental

DINO
https://www.agenciabesouro.com.br/home/
Aluna de Guiné-Bissau com certificado do curso Juventude Empreendedora


O Instituto Besouro de Fomento Social, entidade brasileira dedicada ao desenvolvimento de pessoas em vulnerabilidade social por meio do empreendedorismo, realizou, na última semana, em Portugal, a capacitação Juventude Empreendedora, projeto que ensina, de forma gratuita, a criar plano de negócios e o adapta para novas empresas de pequeno porte. Em quatro dias de curso, 30 novos empreendimentos foram lançados, 24 deles por africanos de países lusófonos.

 

A ação faz parte de uma iniciativa que conta com a parceria do Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (FJCPLP). Até o final de junho, o projeto ainda passará por Moçambique, Cabo Verde e Angola. O programa também será implantado em São Tomé e Príncipe, Moçambique e Timor Leste.

 

O acordo de cooperação entre o Instituto Besouro e o governo federal da Guiné-Bissau foi assinado há poucos dias, quando 60 novos negócios foram criados em Bissau, capital do país. O objetivo principal é implementar a primeira incubadora pública de empresas da África Ocidental, com inauguração prevista para janeiro de 2020. Neste espaço, que contará com um ambiente de trabalho para empresários do ramo de serviços e de pequenos produtos, até 100 negócios poderão ser incubados por ano. O contrato é valido por três anos com possibilidade de renovação.

 

Esta ação é o resultado de uma parceria do Instituto Besouro com a Câmara de Comércio, Serviços e Agricultura, Conselho Nacional da Juventude de Guiné-Bissau e com o Fórum de Juventude da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Capacitações, conferências e fóruns de debates internacionais também serão realizados durante o período.

 

“Nosso objetivo é reproduzir em mais países de língua portuguesa as exitosas experiências que há anos desenvolvemos no Brasil. Mais do que exportar matéria-prima, queremos mostrar que somos capazes de levar conhecimento a outras nações”, explica o gaúcho Vinicius Mendes Lima, fundador da Besouro Agência de Fomento Social, com sede em Porto Alegre. O presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, afirmou que fará todos os esforços para melhorar as oportunidades de trabalho e renda dos jovens guineenses e de “seus irmãos da África” e firmou o compromisso de buscar um prédio público ocioso para receber o projeto.

 

Para o presidente da Besouro, a conquista mostra o reconhecimento do potencial empreendedor de nações por vezes estigmatizadas. “Em um continente onde vivem 15% da população mundial e que possui os maiores índices de pobreza do planeta, empreender não é uma possibilidade, é uma necessidade. Por isso, chegamos para contribuir com o desenvolvimento das pessoas que mais precisam gerar renda”, destaca Mendes Lima.

 

Sobre a Besouro Agência de Fomento Social

Responsável pela criação de mais de 4 mil negócios em cerca de 220 municípios de todo o Brasil, a Besouro Agência de Fomento Social gerou mais de R$ 60 milhões em renda, em 2018. O administrador Vinicius Mendes Lima está à frente da Besouro, sendo o criador do método By Necessity (por necessidade, em português), que ensina os participantes a montar um plano de negócios em cinco dias.



Website: https://www.agenciabesouro.com.br/home/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90