O universo do entretenimento é um dos mais fomentados em todo o mundo e as relações internacionais são frequentes no que se refere a "mão de obra" especializada. No Brasil, a cada ano o número de empresas que se especializam em novos negócios aumentam em média 12%. Foi o que aconteceu com o empresário brasileiro José Rodrigo Camunha que atua na área de eventos desde 2000 e atualmente reside nos EUA.
José Rodrigo Camunha iniciou sua carreira no segmento de eventos na cidade de São Paulo e logo se deparou duas grandes dificuldades: logística para levar e montar todo material do evento; e design das estruturas. Especializado em móveis sob medida, com desenhos diferenciados, José Rodrigo Camunha tornou-se referência em móveis para eventos e cenografia.
Após alguns anos de muito estudo, testes de campo e dedicação, o empresário brasileiro conseguiu desenvolver seu primeiro projeto de 'Bar modular'. Sua ideia consistia em tornar mais fácil, prática e barata a logística das estruturas de bares. "O crescimento dos pedidos fez com que eu me debruçasse nos projetos e achasse uma alternativa mais acessível para os meus clientes, insisti e consegui", explica o empresário.
A ideia deu tão certo, que a demanda pelos seus bares modulares explodiu e José Rodrigo Camunha conquistou e se tornou fornecedor oficial de todas as grandes agências de eventos, dentre elas a Team Eventos, Barones Free Style, Art Coquetel, Fashion Bartender, Showtime Drinks , Oversound, AS Eventos, Help Bar, Coringas Produções, Cocktelaria Eventos, Ezotik Drinks, Picollo Eventos, Show de bares, Circuito Bar, Hitset Eventos e outros. Estando assim presente nos principais eventos e festas das grandes capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, dentre outras.
Com o sucesso do trabalho caminhando a passos largos, José Rodrigo Camunha deu a entrada na sua patente e teve sucesso nisso também. O design e modelos foram se aprimorando a cada evento e atualmente os "Bares Modulares" já contam com revestimento 3D, o que dá um efeito de personalização para cada evento.
Todos os projetos são desenvolvidos com materiais sustentáveis e ecológicos, já que sustentabilidade e preservação são um dos pilares de base na carreira do jovem empresário. Sua patente atualmente já foi submetida a nível mundial para conseguir seguir no seu projeto fora do Brasil.
Em 2014, o empresário migrou para os EUA com o intuito de estudar o idioma e conhecer melhor o mercado que pretende trabalhar e levar todo seu conhecimento no segmento de eventos. Não obstante, José Rodrigo Camunha, chegou à última fase de avaliação de projetos da empresa americana Edison Nation. E isso o motivou ainda mais e correr atrás do seu sonho.
Segundo José Rodrigo Camunha: "é fato que os EUA sofrem com as mesmas dificuldades que eu vivenciei no Brasil. Minha invenção pode ajudar muito esse mercado e gerar muitos empregos, pois muitos eventos que deixavam de colocar um Bar por causa de custo, agora poderão ter uma opção com custo mais acessível e com design diferente e personalizado. Não vejo a hora de ver minha linha de Bares nos principais eventos desse país.".