18/06/2019 às 17h39min - Atualizada em 18/06/2019 às 17h39min

​Alunos do Cetam se destacam nacionalmente em fotografia

Dentre os que já tiveram suas fotos aprovadas pelo Brasília Photo Show está Leonardo da Silva Corrêa, de 23 anos

FOTOS: Divulgação
Alunos do curso de fotografia do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) começam a se destacar nacionalmente. Quatro se inscreveram no Concurso de Fotografia Brasília Photo Show e já tiveram seu material selecionado. Outros alunos ainda deverão confirmar participação. O resultado final sairá em julho.

Dentre os que já tiveram suas fotos aprovadas pelo Brasília Photo Show está Leonardo da Silva Corrêa, de 23 anos, que estudou no Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona norte. Ele conta que sempre gostou de fotografia e já trabalhava na área, registrando imagens de eventos.

“Comprei uma câmera e me interessei em fazer o curso de fotografia pelo Cetam. Descobri o concurso Brasília Photo Show por um anúncio no Facebook. Resolvi inscrever duas fotos feitas com máquina digital e ambas foram selecionadas: uma na categoria Animal e outra na categoria Pessoa”, conta Leo, ressaltando que gostou muito de ter feito o curso pelo Cetam. “As aulas foram extremamente produtivas”.


Leonardo Corrêa

Quem também está na expectativa de um bom resultado é Liz Souza, 36. Ela está concorrendo na categoria Astrofotografia, com câmera digital. “Meses atrás, era noite de lua cheia e resolvi registrar a imagem. Quando fui bater a foto, o galho de uma árvore se meteu no meio e acabou fazendo toda a diferença”, conta Liz, que é graduanda de Jornalismo e trabalha como assessora de comunicação.
 

 Liz Souza

A professora Adriana de Lima, 40, enche-se de orgulho ao falar das turmas para as quais ministra aulas de fotografia nos CECFs Padre Pedro Vignola e Teonízia Lobo. Drica, como é chamada, incentivou os alunos a se inscrever e sempre ressaltou o potencial de cada um. Ela é formada em Eletrônica e Engenharia Elétrica, mas é amante da fotografia desde os 12 anos.


Foto de Liz Souza, categoria astrofotografia

Drica conta que atua profissionalmente nessa área desde 2006, e que tenta orientar seus alunos para as várias possibilidades de atuação no ramo. Um fotógrafo é requisitado para exposições, publicidade, evento, ensaio fotográfico, fotojornalismo, entre tantos trabalhos.


Professora Adriana de Lima com alunos

“Outro aluno, o Lúcio Cunha, também está na disputa com uma foto na categoria Natureza. Tem também o Henrique Souza, na categoria Randômica, com foto tirada por câmera de celular”, informa Drica, frisando que quem quiser ajudar na escolha da foto mais bonita deverá acessar o Facebook do Brasília Photo Show, procurar o trabalho dos amazonenses, curtir e comentar.


Foto de Leonardo Corrêa, categoria de animal
FOTOS: Divulgação


Inserção no mercado – De acordo com a professora, o que não falta é opção de trabalho. “Basta a pessoa ver para qual segmento irá. Sempre ressalto que é importante um profissional saber abordar o cliente e respeitar o concorrente”, frisa Drica, ressaltando que o curso de Fotografia do Cetam vem crescendo muito e abrindo a mente dos alunos para novas perspectivas de atuação.

“Vejo que mais de 60% dos que passaram pelo Cetam conseguiram colocação no mercado.”

A coordenadora técnica pedagógica do Cetam na unidade do CECF Padre Pedro Vignola, Lussandra Mirelli, diz estar muito satisfeita com o resultado dos alunos e acredita que outras histórias de sucesso estão por vir. “O Cetam atua em equipe. Nosso trabalho começa a partir do planejamento dos cursos, passando pela execução e seleção dos professores que ministrarão as disciplinas. E sempre ressaltamos a importância da ética junto aos alunos”.

Parceria – O curso de Fotografia é oferecido pelo Governo do Amazonas, por meio do Cetam, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). Este ano, foram oferecidas 80 vagas, divididas em quatro turmas de qualificação profissional.

As aulas aconteceram nos CECFs Padre Pedro Vignola, Teonízia Lobo e André Araújo, além do Centro Cultural Aníbal Beça, de segunda a sexta-feira, totalizando 120 horas/aula.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90