30/11/2023 às 17h22min - Atualizada em 30/11/2023 às 17h22min

Lista preliminar de eleitos para o Conselho Estadual de Cultura é publicada

Pleito agora entra em sua fase recursal. Lista definitiva será publicada no dia 4 de dezembro, após julgamento de recursos

Secom
Fotos: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O Conselho Estadual de Cultura (Conec) já tem os nomes dos conselheiros que devem integrar o colegiado no biênio 2024/2025. Foi publicada, nesta quinta-feira (30/11), a lista preliminar com o resultado das eleições, que foram realizadas na quarta-feira (29/11), de forma virtual, das 8h às 21h.

 

A lista de eleitos ainda é preliminar porque iniciou-se nesta quinta-feira (30/12) o prazo recursal do pleito. Os eventuais recursos serão julgados a partir de 1º de dezembro e o resultado final será publicado na próxima segunda-feira (04/12).

 

O processo eleitoral abrangeu todo o estado do Amazonas, com a participação de fazedores de cultura residentes no estado e inscritos no Cadastro Estadual da Cultura. Não puderam participar do pleito fazedores de cultura que têm domicílio em outros estados, ainda que temporariamente.

 

Foram eleitos conselheiros para uma vaga de titular e uma vaga de suplente para os seguintes segmentos culturais: Artes Visuais e Novas Mídias, Audiovisual, Circo, Cultura Afrodescendente, Cultura Indígena, Cultura Popular de Matriz Ibérica, Dança, Folclore e Carnaval, Literatura, Música e Teatro.

 

Tanto eleitores quanto candidatos precisaram se tornar aptos a participar do pleito, cuja votação foi um ato democrático não obrigatório, envolvendo os diversos segmentos culturais representados no Conec. 

 

De um universo de 790 eleitores que se credenciaram, 677 votaram. O segmento da dança foi que mais reuniu eleitores: foram 147 votos. O segmento que mais teve candidatos, totalizando seis postulantes ao cargo de conselheiro foi o de Cultura Indígena.

 

Por outro lado, os segmentos de Teatro e Cultura de Matriz Ibérica apresentaram uma única candidata, cada um, sendo as duas eleitas com a totalidade dos votos de seus respectivos segmentos. Não foram eleitos, portanto, suplentes para Teatro e Cultura de Matriz Ibérica.

 

A eleição com resultado mais apertado foi da cadeira de Música, na qual Daniela de Souza Nascimento venceu, com 23 votos, Mencius Melo Figueiredo, que teve 22 votos e deve ficar como suplente da vaga.

 

Confira a lista preliminar de eleitos:

 

Artes Visuais e Novas Mídias

DUDSON CAMPOS CARVALHO


 

Audiovisual
PEDRO HENRIQUE SECATTI CACHEADO 

 

Circo
VANDERLEY PINHEIRO

 

Cultura Afrodescendente

WELLISSON BRITO BATISTA

 

Cultura Indígena

LUDIMAR NUNES GONÇALVES

 

Cultura Popular de Matriz Ibérica

LUCIMAR BEZERRA MARQUES

 

Dança
MARCOS ANDRE DURAND PEREIRA

 

Folclore e Carnaval 

ELSON SILVA DA ROCHA

 

Literatura

ALVARO SERRAO MONTEIRO

 

Música

DANIELA DE SOUZA NASCIMENTO

 

Teatro 

JORDANIA DAMASCENO GALDINO


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90