20/05/2019 às 09h36min - Atualizada em 20/05/2019 às 09h51min

Por que você deveria começar a praticar natação ?

Não são só os pulmões que se beneficiam com a prática da modalidade, mas o coração também.

DINO
https://www.santamonica.rec.br/esportes/natacao/



A natação é um dos esportes mais recomendados para quem pretende mudar sua saúde. É indicada para todas as idades, pois auxilia em todas as fases da vida e nos diferentes objetivos de cada pessoa.

É uma ótima forma de realizar uma atividade com alto gasto calórico, mas com pouco impacto. E não para por aí! Você sabe quais os benefícios que a natação pode trazer? Continue lendo esse artigo para descobrir!

Alto gasto calórico

Não é à toa que a natação é indicada para pessoas que querem emagrecer. Em média, uma hora praticando o esporte queima cerca de 800 calorias. Os diferentes tipos de nado propiciarão números maiores ou menores de queima de calorias, sendo o nado da modalidade peito o que menos queima, com cerca de 660 calorias por hora. O nado borboleta, por outro lado, queima aproximadamente 840 calorias por hora. Além disso, crawl e costas queimam 720 por hora!

Baixo impacto

Embora a queima calórica seja alta e o esporte trabalhe diversos músculos do corpo, o impacto nas articulações é pouco, pois a água o absorve. Por esse motivo, é altamente recomendada para pessoas da terceira idade e as que sofrem de algumas doenças, como artrite, por exemplo, que impossibilita a realização de exercícios de impacto.

Melhora do sistema respiratório

A natação exercita diversos músculos, inclusive os da parede torácica. Isso significa que, ao trabalhar esses músculos que auxiliam na contração e expansão dos pulmões, a respiração é melhorada. Além disso, também ocorre a dilatação dos brônquios na prática do esporte, o que aumenta a oxigenação e aprimora o sistema respiratório. Por esse motivo, a natação é muito indicada para asmáticos.

Melhora da saúde cardíaca

Não são só os pulmões que se beneficiam com a prática da modalidade, mas o coração também. O fortalecimento dos músculos associados à respiração também trabalha a musculatura do coração. O fato de se tratar de um exercício aeróbico também faz com que o bombeamento de sangue melhore. Assim, é possível até que a gordura que está acumulada no coração seja eliminada, deixando-o ainda mais forte.

Redução do estresse

Ao nadar, é necessário conciliar o ritmo da respiração com os movimentos do corpo. Isso faz com que a mente se foque no corpo e nos movimentos que devem ser feitos, deixando de lado algumas coisas que causam grande estresse ao longo do dia. A prática também libera endorfinas, que são hormônios que causam a sensação de bem-estar.

Controle do colesterol

Por se tratar de um exercício aeróbico, a natação contribui para o controle dos níveis de colesterol LDL e HDL. Nesse caso, ocorre o aumento do HDL, o colesterol bom, reduzindo consideravelmente o risco de problemas cardíacos.

Se você quer começar a nadar, não se esqueça de procurar um local com boa estrutura e profissionais. O Santa Mônica Clube de Campo é uma excelente opção, pois possui uma grande estrutura para natação no seu Complexo Aquático que conta piscinas cobertas e aquecidas, sendo uma delas entre as mais modernas piscinas olímpicas do Brasil.

Você quer viver uma vida mais saudável? Conheça mais sobre o Santa Mônica Clube de Campo e tudo o que ele oferece para a melhora da qualidade de vida.

Leia mais em https://www.santamonica.rec.br/esportes/natacao/



Website: https://www.santamonica.rec.br/esportes/natacao/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90