14/05/2019 às 17h18min - Atualizada em 15/05/2019 às 13h42min

Visagismo em ebulição: mercado valoriza a beleza masculina através do visagismo

Nos dias de hoje, a valorização da imagem pessoal é uma realidade também para os homens, que cada vez mais se tornam clientes extremamente importantes para o mercado de beleza. Neste contexto, o visagismo atinge um novo patamar podendo oferecer serviços e resultados extremamente satisfatórios para o “novo” público masculino.Educa-lós, torná-los empreendedores da sua própria imagem, proporcionando novas perspectivas profissionais

DINO - http://siaibib01.univali.br/pdf/Ana%20Flavia%20Fischer,%20Karine%20Phillipi.pdf
Consultoria Visagista Facial Parcial - quem é o cliente?


O mundo mudou com o advento da tecnologia. O acesso à internet e o amplo alcance da informação criaram novas realidades para o relacionamento entre pessoas. Dentro deste contexto, a valorização da imagem pessoal ganha uma nova expressão, libertando-se de conceitos pré-estabelecidos e ganhando cada dia mais espaço entre o público masculino.
 

Dentro deste cenário, a preocupação do homem com os cuidados com a aparência tem chamado a atenção e movimentado o mercado de beleza no Brasil e no mundo. Os números significativos – que se expandem ano após ano - abrem novas possibilidades para o atendimento deste novo público.
 

 Números apontam crescimentos
 

Entre 2012 e 2017, uma pesquisa da Euromonitor International– empresa especializada em pesquisas de mercado - revelou um crescimento da ordem de 70% nas vendas de produtos de beleza para homens no Brasil. Em números, significou US$ 6,2 bilhões em vendas. A expectativa é que o valor chegue a US$ 8,1 bilhões no ano de 2022.  
 

Já a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), apresentou em pesquisa realizada em 2016 que grande parte dos homens já se declarava vaidoso. Na amostragem do estudo, quase metade (45%) dos entrevistados fazia parte deste grupo.
 

Ainda, segundo os dados analisados pela associação nesta mesma pesquisa, 54% dos homens afirmaram ir ao salão com frequência. 
 

Novos nichos de mercado
 

Trata-se de uma mudança comportamental importante, que cria ampla possibilidades para profissionais e empresas interessadas em criar serviços e produtos para atender o público masculino.
 

“Os cuidados com a beleza e com a imagem deixaram de ser uma exclusividade feminina e, desta forma, abre-se um novo nicho no mercado de beleza, que deve se preparar para atender bem os novos homens vaidosos”, analisa Robson Trindade, especialista em visagismo que estuda novos comportamentos e já teve um aumento de 15% em sua clientela masculina nos últimos anos.
 

“Como viagista, posso afirmar que este é o reflexo de uma sociedade que dá muita importância e valor para a imagem pessoal, independentemente do sexo, crença ou condição social”, atesta Robson.
 

Visagismo para homens
 

Ana Flávia Fischer, Karine Phillipe e Caroline A. de Macedo, na construção de artigo científico pela UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí – SC) sobre “a importância do visagismo para a construção da imagem pessoal”, afirmam que “o conteúdo explorado na área de visagismo, autoestima e estética, conduz a pesquisa a um resultado eficaz, aplicando seus conceitos em consultorias de imagem, melhorando assim, a autoestima do ser”.
 

Por ser um conceito que leva em consideração a construção completa da imagem de um indivíduo, analisando cada uma de suas particularidades e características pessoais, o visagismo é uma ciência que se aplica a todos os serviços de beleza. Por isso, neste mercado em ebulição, profissionais visagistas têm se destacado em diversas áreas.
 

“As análises minuciosas de personalidade, comportamento e imagem de uma maneira ampla e completa nos dá a possibilidade de entender cada cliente e oferecer a ele todas as soluções necessárias para a construção de sua aparência, exatamente como ele espera”, explica Robson Trindade, que é o pioneiro no visagismo acadêmico no Brasil.
 

"Ao participar de programas de televisão e transformar a imagem de alguns homens, criamos referência no mercado. Ao analisar a imagem masculina, por exemplo, é preciso respeitar as medidas do rosto e conduzir um visual que siga de acordo com a profissão e estilo do cliente", contextualiza Robson.
 

 Homem de Ferro brasileiro
 

Um dos trabalhos realizados por Robson Trindade e sua equipe de visagistas na construção da imagem masculina é o caso de Maxx Figueiredo, o "Homem de Ferro brasileiro”.
 

O atual cosplay do famoso personagem da Marvel chegou à equipe de Trindade para criar uma imagem semelhante à do ator norte-americano Robert Downey Jr., que brilhou nas telas do ao dar vida ao “Homem de Ferro”.
 

Após estudos detalhistas e serviços que englobam todos os setores da beleza, o resultado foi excepcional: além de ter agradado e criado novas possibilidades de vida para o cliente, chama a atenção de todos pela extrema semelhança com a estrela hollywoodiana.
 

“O visagismo trabalha com conceitos. É uma ciência excepcional e pode trazer resultados surpreendentes para profissionais e clientes”, finaliza Trindade ao afirmar que a preocupação masculina com a beleza amplia os horizontes e cria novas possibilidades para profissionais visagistas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90