29/03/2019 às 09h01min - Atualizada em 30/03/2019 às 00h03min

Sinfônica de Piracicaba abre temporada com 2 sessões esgotadas

Concertos de 2019 acontecem sempre no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, no Centro da cidade

DINO
http://www.dino.com.br/releases/sinfonica-de-piracicaba-abre-temporada-com-2-sessoes-esgotadas-dino890194869131
Jamil Maluf conduz trabalho da OSP desde 2015


A Temporada 2019 da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) promete um passeio por diferentes períodos da música clássica e a presença de maestros e solistas convidados nos concertos mensais. A apresentação de estreia acontece neste sábado (30), às 20h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, no Centro, também com uma sessão extra, às 17h30, ambas esgotadas. A 5ª Sinfonia de Beethoven, uma das mais conhecidas na música clássica, está no repertório, sob regência do maestro piracicabano Jamil Maluf.

Composta entre 1804 e 1808, a 5ª Sinfonia de Beethoven só se tornou popular na segunda metade do século 20. Uma das versões mais conhecidas fez parte da trilha sonora do filme Os Embalos de Sábado à Noite, com John Travolta, e virou hit nas discotecas da década de 70. A rádio BBC de Londres usou suas notas iniciais como prefixo na cobertura da Segunda Guerra Mundial, pois elas representariam o "V" de vitória em código Morse.

"Até quem não conhece muito a música clássica já escutou, inúmeras vezes, o primeiro movimento da 5ª Sinfonia, caracterizado pelo 'pam-pam-pam-pam' logo no início. É uma obra revolucionária, de desenvolvimentos rítmico, melódico e harmônico incomparáveis, e que desperta no público vários sentimentos", explica Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da OSP.

Outra obra que integra o programa é a Abertura-Fantasia Romeu e Julieta, de Tchaikovsky, cuja estreia ocorreu em 1870. A peça é inspirada na obra homônima de Shakespeare e remete ao clássico conflito entre as famílias Montéquios e Capuletos. Conforme lembra Jamil Maluf, a abertura possui "versos de um lirismo inigualável".

5 ANOS - Em 2019, a OSP completa cinco anos do trabalho de reestruturação. Desde então, 70 mil pessoas assistiram aos concertos mensais gratuitos, realizados com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo). A OSP mantém ainda três projetos sociais de educação musical (ABC do Dó, Ré, Mi, Música nas Escolas e Pequena Grande Orquestra), que nos últimos três anos foram levados a 21 mil crianças da rede pública da cidade, a partir de subvenção da Secretaria Municipal de Educação.

Uma das novidades para esta temporada é a realização dos concertos no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, no último sábado de cada mês, em sessão única, às 20h. De 2015 a 2018, a OSP se apresentou no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central, por causa das obras na casa de espetáculos do Centro. A distribuição de ingressos deixou de ser presencial e será sempre pela www.megabilheteria.com.

Para o concerto de estreia, as reservas pelo sistema on-line terminou após uma hora da abertura, iniciada às 9h de quarta-feira (27). Após diálogo com os músicos, a OSP optou por abrir sessão extra, às 17h30 do sábado. Novamente, as poltronas foram preenchidas na primeira hora de quinta-feira (28), data em que os bilhetes foram disponibilizados ao público na internet. A capacidade da Casa de Espetáculos é de 600 lugares.

A Temporada 2019 tem como patrocinadoras, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, as empresas Caterpillar, Comgás, Hyundai e Oji Papéis Especiais. O apoio é da Empem, Oscip Pira 21 e Cultura Artística e o apoio de mídia da Rádio Educativa FM. "Com a nova OSP, Prefeitura e empresas, juntas, dão exemplo a outras cidades do interior, de valorização da cultura em benefício de seus cidadãos", reforça Jamil Maluf.

Dos solistas confirmados para o primeiro semestre estão os piracicabanos Cláudio e André Micheletti, ao violino e violoncelo, respectivamente; e o pianista Lucas Thomazinho, que em 2018 ficou entre os seis melhores no 19º Paloma O’Shea Santander International Piano Competition, na Espanha. Os concertos terão ainda como convidados os maestros Thiago Tavares, regente assistente da Orquestra Experimental de Repertório, e Gabriel Rhein-Schirato, coordenador do Opera Studio, do Theatro Municipal de São Paulo.

AGENDA 1º SEMESTRE

30 de março - 20h e 17h30 (sessão extra)
Concerto de estreia da Temporada 2019
Abertura Romeu e Julieta, de Tchaikovsky
5a. Sinfonia, op.67, de Beethoven
Jamil Maluf, regente

27 de abril - 20h
Sonata para Violino e Piano, de César Franck (versão para violino e orquestra de Jamil Maluf)
Viagem de Siegfried ao Reno e Abertura da ópera O Navio Fantasma, de Richard Wagner
Claudio Micheletti, solista (violino)
Thiago Tavares, regente convidado

Maio
Dia 25 - 20h - Teatro Dr. Losso Netto
Dia 26 - 11h - Sala São Paulo (praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, São Paulo)
O Moldávia, de Smetana
Capricho Espanhol, de Rimsky-Korsakov
Danças Polovetsianas da ópera Príncipe Ígor, de Borodin
Jamil Maluf, regente

29 de junho - 20h
Valsa Mefisto no.2 e Concerto no.2 para Piano e Orquestra, de Franz Liszt
Chopiniana, op.46, de Alexander Glazunov
Lucas Thomazinho, solista (piano)
Gabriel Rhein-Schirato, regente convidado

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90