06/03/2019 às 15h09min - Atualizada em 06/03/2019 às 15h09min

Jacaré de 4 metros e 320 kg é capturado nos Estados Unidos

Especialistas envolvidos na captura da fera confirmaram a história

Terra
Reprodução
Um jacaré-americano (Alligator mississippiensis) de proporções gigantescas foi encontrado em uma vala de irrigação perto do lago Blackshear, na Geórgia, por um fazendeiro local. O réptil pesava cerca de 320 kg, tinha 4 metros do focinho até a cauda ​e seu peitoral media 144 centímetros de perímetro.

Fotografias do exemplar foram compartilhadas nas mídias sociais e deixaram dúvidas se as imagens eram reais. Os especialistas em vida selvagem do Departamento de Recursos Naturais da Geórgia (DNR), que capturaram a fera, confirmaram sua veracidade. Pelas cicatrizes de antigas feridas de bala ao longo de seu corpo, calculou-se que o indivíduo era excepcionalmente velho. Infelizmente, devido à saúde debilitada e idade avançada, o DNR tomou a decisão de sacrificar o animal.

“Capturamos alguns jacarés, mas nenhum deste tamanho”, disse Brent Howze, biólogo da DNR, à rede de TV CBS News. “Foi um pouco desconcertante no início dado o seu tamanho e poder, mas eu trabalho com um grupo incrivelmente talentoso de pessoas e estávamos bastante confiantes de que poderíamos lidar com a situação”, acrescentou.

 

Brent Howze, especialista em vida selvagem, ao lado de exemplar
gigante de jacaré-americano capturado na Geórgia (EUA).
(Crédito: Georgia Department of Natural Resources)

Durante o século 20, os jacarés-americanos foram dizimados pela caça excessiva e perda de habitat na parte Sul dos Estados Unidos. No final dos anos 80, os enormes esforços de conservação permitiram que essa população voltasse a crescer. Foi um caso bastante incomum de rápido colapso seguido de uma recuperação rápida e completa. Embora isso seja boa notícia, sua abundância hoje significa que a espécie precisa ser manejada e caçada, especialmente se encontradas na proximidade perigosa de populações humanas ou gado.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90