Em uma ação integrada, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) com apoio da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), recuperou 14 celulares e prendeu um homem de 18 anos, durante patrulha na zona centro-sul de Manaus. A ação conta com o apoio do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
A equipe policial da 23ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) realizou o Patrulhamento Ostensivo Geral (POG), na rua Águas Claras, bairro Parque 10, quando avistaram, por volta das 14h50, uma motocicleta transitando sem placa. Durante a abordagem pessoal, foram encontrados o condutor, quatro aparelhos celulares.
Após buscas, um dos celulares foi identificado com restrição de roubo. Ao ser indagado, o homem confessou o crime e informou que em sua residência havia mais aparelhos. Os policiais seguiram até o local indicado onde apreenderam mais 10 celulares e prenderam o homem em flagrante e foram encaminhados ao 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Conforme investigação, os aparelhos foram adquiridos na quinta-feira (10/04) e no sábado (12/04), todos na zona centro-sul de Manaus.
Devolução dos aparelhos
O diretor do NIRC, delegado Bruno Hitotuzi, explicou que os aparelhos não apresentavam registros de boletins de ocorrência, mas já estão sendo identificados por meio do IMEI e devolvidos para seus verdadeiros donos.
"Entramos em contato com essas vítimas e trouxemos elas aqui no núcleo, para além de registrarem o boletim de ocorrência, adicionamos mais três inquéritos contra esse rapaz que foi preso. Três vítimas já receberam os seus celulares de volta", explicou o delegado.
Registro do BO
Hitotuzi também ressaltou a importância da vítima registrar um boletim de ocorrência o mais rápido possível. "Faço um apelo à população, se você for roubado ou furtado, registre imediatamente o boletim de ocorrência com o número do IMEI do celular. Isso é fundamental para que, nas abordagens da Polícia Militar, seja possível identificar aparelhos descobertos, prender os responsáveis e devolver aos donos", disse.