A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 71ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Apuí (a 453 quilômetros de Manaus), e do Departamento de Polícia do Interior (DPI), recebeu, nesta segunda-feira (14/04), a prisão do professor Claudeci Amaral Maciel, de 59 anos. Ele é investigado por violação de violência praticada contra alunas de uma escola municipal. O suspeito foi preso na quinta-feira (04/10), com o apoio do Conselho Tutelar.
O delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI, relatou que o homem estava abusando de crianças que eram suas alunas em uma escola situada no distrito de Sucunduri, na zona rural de Apuí. Segundo Mavignier, até o momento, cinco alunas procuraram o Conselho Tutelar e o delegado Wellington Lucas Militão, da 71ª DIP, para relatar que ele as tocava de forma privada, com toques indevidos em suas regiões genitais.
"Além disso, ele também fotografou as crianças em posições sexuais ou que expunham seus corpos. Graças à coragem dessas vítimas, a equipe policial de Apuí deu início às investigações e solícita à Justiça mandados de prisão preventiva e busca e apreensão contra o infrator", explicou o delegado.
Ainda conforme a autoridade policial, as investigações revelaram que esse comportamento do professor não é recente e que possivelmente existem outras vítimas. O diretor do DPI orienta que os pais conversem sempre com seus filhos e, especialmente, com aqueles que estudam no distrito de Sucunduri para saber se houve algum tipo de aliciamento por parte desse professor.
"Esta é mais uma resposta à população de Apuí. Estamos trabalhando arduamente para combater a pedofilia no interior do Amazonas", afirmou Paulo Mavignier.
Investigações
De acordo com o delegado Wellington Lucas Militão, as diligências começaram após um acionamento do Conselho Tutelar informando sobre os casos. Diante disso, os policiais da 71ª DIP iniciaram as investigações e, posteriormente, solicitaram à Justiça a prisão do autor e um mandato de busca e apreensão.
"Com as ordens judiciais decretadas, fomos aos endereços dele e efetuamos sua prisão na escola onde lecionava. Durante o cumprimento do mandato de busca e apreensão, foram apreendidos um notebook, um pendrive e um aparelho celular, que serão encaminhados para perícia", detalhou o delegado.
"Os materiais apreendidos serão investigados para apurar se há algum conteúdo relacionado à pornografia infantil. O autor agia há um longo período. E pedimos que responsáveis ou alunos, que sofreram qualquer tipo de abuso por parte dele, procurem a delegacia ou o Conselho Tutelar do município para fazer a denúncia. Isso é importante para a investigação e também uma forma de evitar que outras crianças e adolescentes passem pela mesma situação", afirmou a autoridade policial.
Claudeci Amaral Maciel responderá por estupro de vulnerável. Ele passa por audiência de custódia e fica à disposição do Poder Judiciário.
Denúncias
A PC-AM orienta que quem teve vítima de Claudeci Amaral Maciel deve entrar em contato pelos números (97) 8452-6646, disque-denúncia da 71ª DIP de Apuí, ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). “A identidade do informante será preservada”, garantiu o delegado.