Uma jovem árbitra de Barcelona, na Espanha, diz que recebe mensagens e até flertes de jogadores dentro e fora de campo. Carla García Alarcón, de 21 anos, falou recentemente sobre o assunto com o podcast Lover Studios, do jornal espanhol La Marca.
Carla, que começou na arbitragem influenciada pelo pai, também árbitro, disse que os jogadores frequentemente a encontram nas redes sociais após consultarem seu nome nas súmulas das partidas. “Depois dos jogos, recebo solicitações no Instagram de jogadores e até de outras pessoas”.
As mensagens variam de elogios como “muito bem arbitrado, árbitra” a críticas leves, como “isso não foi um cartão”, mas também incluem cantadas. “A mais surreal? Levei algumas boas. Tirei prints de comentários… eu teria que fazer uma colagem delas, porque algumas são muito boas. Há o típico ‘cartão amarelo pela falta que você me faz’”, disse.
Carla apita partidas com jogadores de diversas faixas etárias. Ela acredita que ser mulher a ajuda a conquistar respeito dentro de campo, mas diz que já enfrentou tentativas de flerte até durante os jogos. “Não sei o que dizer... se um garoto de 24 anos é pior que um de 16”, comentou.
A jovem é especialista em mídia e influenciadora digital, com mais de 54 mil seguidores no Instagram e quase 70 mil no TikTok.
Por enquanto, a arbitragem não é sua principal atividade, mas ela deseja chegar à Primeira Divisão do país. “Quero conciliar o trabalho com o futebol e continuar subindo”, disse.
Perguntada sobre como lidaria com jogadores difíceis, como Vinícius Jr., do Real Madrid, conhecido por testar a paciência dos árbitros, ela foi direta. “Primeiro, eu tentaria falar com ele. Gritar ou agir de forma legal não leva a lugar nenhum. Se não houver solução, aí é adotar um tom mais forte ou recorrer aos cartões”.