18/01/2019 às 10h03min - Atualizada em 18/01/2019 às 10h03min

Notas do Enem já estão disponíveis. Veja como consultar

Extra
Reprodução

Os 4,1 milhões de candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em novembro de 2018 já podem ver suas notas na Página do Participante. Os resultados foram divulgados na manhã desta sexta-feira, 18 de janeiro.

O exame contou com cinco provas: Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Redação. As notas das quatro primeiras são calculadas pela Teoria de Resposta ao Item. Para driblar os possíveis "chutes" dos candidatos, a nota do TRI reflete o comportamento do aluno, e não somente seu número de acertos. Para que isso ocorra, todos os itens são calibrados em testes para ver se são considerados fáceis, médios ou difíceis. Por este motivo é que as notas do exame federal são diferentes mesmo quando dois alunos acertam o mesmo número de questões.

Aquele que acertou um número maior de itens fáceis e teve dificuldade com questões de maior complexidade é considerado como uma "evolução regular" e terá uma nota superior àquele que teve um comportamento não tão uniforme — isto é, acertou questões muitas difíceis e errou fáceis.

— Já fizemos estudos e vimos que a diferença de pontuação entre quatro alunos com o mesmo número de acerto pode ser de 100%. A nota que o aluno recebe hoje vai dar uma informação. Ele vai pegar e cruzar com outras para ver se ele está bem. É importante ver a distância da sua nota da nota máxima tirada naquela prova. Depois, o candidato pode comparar com notas de corte de outros anos. São notas que raramente mudam — afirma Bruno Rabin, diretor acadêmico do colégio de A a Z.

Modo de corrigir a redação

A nota de redação é a única corrigida de forma tradicional. O aluno pode tirar de 0 a 1.000. Para atingir a nota máxima, o aluno deve obedecer plenamente cinco competências. A prova é corrigida por dois corretores e é feita uma média caso não haja divergência de até 100 pontos. Caso ocorra esta diferença, um terceiro corretor corrige.

Próximas datas do Sisu

Com a nota, o estudante poderá se candidatar a uma vaga em uma instituição do ensino superior pelo Sisu. O sistema abre na próxima terça-feira, dia 22, e fecha na sexta-feira, dia 25. O resultado final será divulgado no dia 29, e as matrículas nas universidades já serão feitas do dia 30 de janeiro a 4 de fevereiro.

Caso o candidato não passe, ele pode manifestar interesse para ficar numa lista de espera de 28 de janeiro a 4 de fevereiro.

Período de inscrições no Sisu: 22/01 a 25/01

Resultado da chamada regular: 28/01

Prazo para participar da lista de espera: 28/01 a 04/02

Matrícula da chamada regular*: 30/01 a 04/02

Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições: a partir de 07/02

*Deve-se observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90