14/01/2025 às 18h40min - Atualizada em 14/01/2025 às 18h40min
Mulher cai em golpe de falso Brad Pitt e enfrenta bullying nas redes
Golpistas usaram inteligência artificial para roubar 830 mil euros de uma mulher de 53 anos
R7
Durante meses, golpistas fingiram ser o ator Brad Pitt para roubar dezenas de milhares de euros de uma mulher francesa que pensava estar tendo um relacionamento amoroso com a estrela de Hollywood, segundo a imprensa local.
A vítima, identificada como Anne, de 53 anos, disse em entrevista ao canal de televisão francês TF1 que perdeu 830 mil euros (cerca de R$ 5,1 milhões) e chegou a se divorciar do marido, um milionário, após acreditar que mantinha um relacionamento online com o astro.
Os golpistas utilizaram perfis falsos em redes sociais e tecnologias de inteligência artificial para enviar fotos e mensagens à Anne que aparentavam ser de Brad Pitt.
A vítima, que estava passando por um período difícil com o ex-marido milionário, disse que iniciou uma amizade com a suposta conta de Pitt em fevereiro de 2023. A princípio, os golpistas enviavam a ela poemas e afirmações gentis. Mais tarde, a Anne foi pedida em casamento.
“Há tão poucos homens que escrevem esse tipo de coisa para você. Eu gostei do homem com quem eu estava falando. Ele sabia como falar com as mulheres, era sempre muito bem feito”, a mulher disse à televisão.
Neste momento, Anne decidiu se divorciar do marido e recebeu um benefício compensatório de 775 mil euros (cerca de R$ 4,7 milhões). Ela contou sobre a quantia aos golpistas. É aí que eles, ainda se passando pelo ator, alegaram que Pitt necessitava de dinheiro para um tratamento renal, já que suas contas bancárias estavam supostamente congeladas devido ao divórcio com a ex-esposa Angelina Jolie.
“Isso me custa, mas digo a mim mesma que talvez salve a vida de um homem”, disse a vítima. Os criminosos enviaram a ela diversas fotos, sempre geradas por inteligência artificial, do ator em um suposto quarto de hospital para tornar o golpe mais convincente.
Anne, uma decoradora de interiores, acreditou na história por um ano e meio. Ela só descobriu o golpe ao saber do relacionamento real de Pitt com Ines de Ramon.
Depois da aparição na TV, a mulher enfrentou uma onda de assédio online. A emissora chegou a retirar a entrevista do ar para protegê-la, segundo a imprensa local.
“Eu me pergunto por que eles me escolheram para fazer tanto mal assim”, ela disse ao TF1. “Eu nunca fiz mal a ninguém. Essas pessoas merecem o inferno.”
A emissora francesa BFM TV disse que Anne apresentou uma queixa à polícia em 2024 e que o caso ainda é investigado. Também informou que a mulher está atualmente hospitalizada em uma clínica especializada em depressão grave.