Ter em mãos a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) é um direito de todo cidadão. Para isso, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Mello (IIACM), disponibiliza a quem já solicitou o documento um canal, onde o solicitante pode acompanhar todo o processo de emissão do documento.
Após a solicitação do documento no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), o solicitante deverá acessar o site www.ssp.am.gov.br/ e em seguida, na aba do agendamento da CIN, clicar no link “Acompanhar Atendimento”. Para realizar a consulta, a pessoa pode inserir o número do protocolo de atendimento ou apenas do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
De acordo com o diretor do IIACM, Mahatma Porto, o procedimento é mais uma ferramenta que a SSP-AM disponibiliza para facilitar o acompanhamento do processo de emissão. “Por meio da plataforma, o cidadão poderá obter informações oficiais sobre o andamento da emissão da sua Carteira de Identidade com mais facilidade e o que é melhor, sem sair de casa”, explicou Porto.
Mahatma orienta, ainda, que caso o cidadão tenha dúvidas sobre a expedição do documento, ele pode solicitar outras informações por meio do número de WhatsApp (92) 99186-4344. O canal foi disponibilizado pela SSP-AM e é coordenado pela Ouvidoria Geral do Sistema de Segurança Pública.