05/03/2024 às 17h56min - Atualizada em 05/03/2024 às 17h56min

Especialista dá dicas de segurança para mulheres se sentirem mais protegidas nas ruas e em casa

Com os altos índices de violência, a delegada aposentada Marcia Gomes, Relações Institucionais do Grupo GR, mostra como as mulheres podem se proteger nas cidades

Approach Comunicação
Foto: Reprodução

Em tempos de violência cada vez mais alarmante, especialmente nas grandes cidades, as mulheres muitas vezes sentem-se inseguras ao andarem nas ruas ou ficarem em casa desacompanhadas. Para diminuir essa sensação de insegurança, a delegada aposentada e atual Relações Institucionais do Grupo GR, Marcia Gomes, elaborou uma série de dicas para a maior proteção das mulheres. “Sempre observe o que está acontecendo ao seu redor, seja ao entrar ou sair de casa, em residência ou condomínios, do trabalho e mesmo do seu veículo. Geralmente, são esses os momentos favoritos dos criminosos, já que tendemos a ficar mais distraídos e vulneráveis”, afirma.
 

De acordo com Márcia, se houver a possibilidade, é importante variar as rotas de trabalho e os horários de saída e chegada para dificultar que as ações sejam calculadas, no caso de estar sendo observada.” E na hora de entrar na residência, já esteja com a chave ou controle da garagem em mãos, para evitar ficar procurando na frente do portão.”
 

Outra dica importante: evite postar nas redes sociais sua rotina, como locais que frequenta, a escola dos filhos, pois são informações que podem ser usadas por pessoas mal-intencionadas. “Se você mora só, não compartilhe essa informação, exceto com pessoas de extrema confiança, já que os criminosos preferem vítimas que demonstram fragilidade e que terão dificuldade em pedir socorro”, alerta a especialista, que também é vice-presidente do SINDPESP - Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo.
 

Em casos de violência doméstica, procure uma Delegacia de Defesa da Mulher ou registre o boletim de ocorrência pela DDM online. As denúncias também podem ser feitas pela Central de Atendimento à Mulher do governo federal, pelo telefone 180. “O mais importante é não ficar calada e gritar ou procurar ajuda o mais rápido possível, para que as devidas providências sejam adotadas e o autor da violência não fique impune.”

 

Segurança nas ruas

 

Nas ruas, as mulheres costumam ser alvos preferenciais dos marginais. A especialista do Grupo GR – empresa referência nacional em segurança patrimonial e terceirização de serviços – enfatiza a necessidade de estar muito atenta ao seu redor ao caminhar pelas ruas. “Evite andar conversando no celular ou escutando música, já que essas ações podem te deixar mais distraída e chamar a atenção dos bandidos de ‘oportunidade’, que escolhem alvos fáceis”, acentua.
 

Seguem outras dicas para percorrer as ruas com mais segurança:
 

• Evite andar em ruas desertas e escuras;

• Usar jóias, bens de valor ou outros adereços expostos podem chamar a atenção de bandidos;

• Utilize bolsas transpassadas, sempre mantendo a abertura próxima a você, para evitar que alguém tente puxá-la ou pegue algo dentro dela. Se a bolsa for de outro tipo, mantenha-a sempre à frente de seu corpo.

• Quando for a uma agência bancária, evite ir desacompanhada ou levar grandes quantias. Preste atenção ao sair do banco, pois muitos roubos ocorrem exatamente na saída das agências.

• Em qualquer contexto de saída, tente compartilhar sua localização em tempo real com as pessoas de sua extrema confiança. Poderá ser importante, caso ocorra alguma situação de emergência.

Lembre-se: nunca reaja, e sempre comunique aos criminosos o que irá fazer antes de começar a ação.

 

Sobre o Grupo GR

 

O Grupo GR é referência nacional na prestação de serviços especializados de Segurança Patrimonial, Portaria, Controle de Acesso, Bombeiro Civil, Recepção, Limpeza, Segurança Eletrônica e atende condomínios (residenciais e comerciais), indústrias, hospitais, shopping centers, instituições de ensino, sites logísticos, redes de lojas, construtoras, facilities e empresas de vários segmentos em todo o Brasil. Atuante no mercado desde 1992, possui sede na capital paulista.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90