26/02/2024 às 18h43min - Atualizada em 26/02/2024 às 18h43min

Presidente da AAMP é homenageado por atuação no Ministério Público e recebe Título de Cidadão Amazonense

O Promotor foi eleito presidente da Associação Amazonense do Ministério Público, sendo reconduzido em 2023 para mais um biênio

BS2 Comunicação Estratégica
Fotos: Divulgação/Aleam

O presidente da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP), promotor de Justiça Alessandro Samartin de Gouveia, foi homenageado em sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na manhã desta segunda-feira (26/02). Na ocasião, ele recebeu o Título de Cidadão do Amazonas, propositura do deputado estadual João Luiz (Republicanos)


“Esse é um momento de orgulho e satisfação para mim, que escolhi o Amazonas para viver, trabalhar e constituir a minha família. Morando lá em Maceió eu já tinha uma ligação com o Estado. Eu morei por anos na rua Manaus, mas não sabia que depois eu escolheria a capital amazonense para construir a minha história de vida. Ali já havia uma conexão com o Amazonas que eu nem imaginava. Fico muito feliz e agradeço ao deputado João Luiz pela honraria”, afirmou o promotor de justiça.


De acordo com o deputado João Luiz, o presidente da Associação Amazonense do Ministério Público foi escolhido para receber a honraria não só pelo trabalho que vem desempenhando na instituição desde 2021, quando foi eleito pela primeira vez, mas pela vida ministerial em favor da sociedade amazonense nas comarcas do interior do Estado. 

“O Dr. Alessandro é uma pessoa que realiza um ótimo trabalho no Ministério Público do Amazonas. Como está à frente da Associação Amazonense do Ministério Público, também presta serviços relevantes ao Estado, então, nada melhor do que esta Casa emitir uma nova certidão de nascimento para uma pessoa que contribui muito com a população”, disse o deputado João Luiz.


 

O subprocurador-geral adjunto do Amazonas, Isaltino Neto, que representou o governador Wilson Lima, pontuou que a solenidade da entrega de Título de Cidadão do Amazonas é um momento de reflexão.


"É motivo de muito orgulho ter uma pessoa que defende os interesses do Estado e, sobretudo, defendendo o Amazonas pelos quatro cantos do País sob o olhar de quem conhece a realidade do nosso povo. O Dr. Alessandro Samartin conhece como o amazonense vive e supera mesmo nas dificuldades todos os dias porque viveu o dia a dia nos municípios onde atuou como promotor.  Quando a gente concede, abraça e escolhe o Amazonas para viver, alguém que defende o Estado, embora não nascido nele, merece o status de conterrâneo ", frisou o subprocurador-geral.


Compuseram a mesa na solenidade a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Lilian Maria Pires Stone, representando o Ministério Público do Amazonas (MPAM); Corregedora-Geral do Ministério Público do Amazonas, Procuradora de Justiça Sílvia Abdala Tuma; o juiz da Vara dos Crimes de Trânsito do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Flávio Freitas; o major do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Márcio Lima; vereador de Manaus, Márcio Tavares e o 2º vice-presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), Marcelo Lima.


Perfil


Alessandro Samartin fez o concurso para promotor de justiça em 2007 e foi nomeado em 17 de julho de 2009. Nos últimos 15 aos, ele foi o promotor de São Paulo de Olivença, passou por Coari, Santo Antônio do Iça, Amaturá, Santa Isabel do Rio Negro, Lábrea, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Itapiranga e São Sebastião do Uatumã. Posteriormente, ele foi promovido para a 105ª Promotoria de Justiça da Capital do Tribunal do Júri e teve passagem pela 11ª Promotoria de Justiça Criminal da Capital e 46ª Promotoria de Justiça da Capital de Proteção ao Patrimônio Público.


O Promotor de Justiça foi eleito presidente da Associação Amazonense do Ministério Público, sendo reconduzido em 2023 para mais um biênio. Ele também é o novo secretário-geral da chapa para a nova Diretoria Executiva da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), para o biênio 2024/2026.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90