Um passo importante foi dado para que o Grupo de Acesso Oficial de Cultura Popular. (GAO) se torne o maior movimento de cultura popular do Estado do Amazonas.
O marco para que isso efetivamente ocorra, aconteceu com o ato de filiação iniciado nesta terça-feira (30) na sede da entidade, localizada de baixo do viaduto do Manoa, Zona Norte.
O presidente do GAO e membro do Conselho Municipal de Cultura, Dudson Carvalho, explica que com a filiação o movimento já conta com 200 artistas em Manaus e em diversos municípios e mais de 30 instituições culturais, todas com CNPJ.
O GAO já conta com a participação de grupos folclóricos, de escolas de samba, movimentos de bairros, clubes de mães, grupos de artesanato, produtores culturais de igrejas evangélicas, pessoal da cultura urbanas como do grafite, do hip hop, dentre muitos outros.
Os representantes dos grupos que assinaram a filiação foram recebidos pelo presidente Dudson Carvalho, vice Nestor bendelak, tesoureira Fátima Romano, secretaria Alreane Aguiar, e o diretor cultural Paulo Roberto.
Dudson Carvalho ressalta que além de agregar o maior número possível de movimentos culturais em todo o Estado do Amazonas, o GAO tem, também, agora pela frente muitos desafios.
Um deles é a luta pela inclusão já que, segundo o presidente, a diversidade se faz presente em tudo nos dias de hoje.
Dudson Carvalho afirma que um dos objetivos do GAO é justamente interagir com todos os movimentos, entender a problemática do que está acontecendo e trazer essas questões para o poder público “para que a gente possa de forma positiva mudar essa história e fazer com que os aportes financeiros cheguem na ponta para quem realmente precisa fazer essa cultura se movimentar”.