Conheça Krampus, a versão maligna do Papai Noel
Alguns países europeus e os Estados Unidos têm tradição de celebrar a figura metade demônio metade cabra
25/12/2022 11h53 - Atualizado em 25/12/2022 às 11h53
No folclore de alguns países europeus há a figura da 'sombra' do Papai Noel, o demoníaco Krampus, que pune as crianças mal comportadas — Foto: AFP
Já ouviu falar em Krampus, uma versão "do mal" do Papai Noel?
Pois ele existe e, assim como o bom velhinho, também é celebrado em alguns países da Europa e em cidades dos Estados Unidos.
Krampus é o oposto do Papai Noel. Enquanto a figura carismática do velhinho de cabelos e barbas brancas entrega presentes para as crianças no Natal, premiando-as pelo bom comportamento ao longo do ano, o espírito maligno chega para punir aquelas que não se comportaram.
Ele é descrito nas histórias como uma figura bestial, sendo metade cabra (tem chifres, por exemplo) e metade demônio.
Diz a lenda que ele batia nas crianças com um chicote e as colocava dentro de um cesto. Em alguns casos, chegava a engoli-las.
Desfile de Krampus
Na Áustria, onde a lenda é muito conhecida, o anti-Papai Noel tem uma festa pagã.
Todo início de dezembro, pessoas se fantasiam como Krampus, colocam roupas que imitam pele de animais e chifres e tomam as ruas da cidade. Algumas levam correntes e sinos para fazer barulho - seria dessa maneira que o monstro avisava que estava chegando. Elas saem assustando crianças e adultos.
Essa noite do Krampus geralmente ocorre em 5 de dezembro, véspera do dia de São Nicolau, santo que é inspiração para a figura do Papai Noel.
Em outros lugares do mundo também há a tradição de celebrar o Krampus antes do Natal. Festas de rua acontecem na Baviera, na Alemanha, em vilarejos do norte da Itália e também em Washington e Chicago, nos Estados Unidos, entre outras.
Diz a lenda que depois dessa única aparição, Krampus voltaria a surgir apenas no Natal seguinte.
Um filme americano sobre essa figura diabólica foi lançado em 2015, Krampus: O Terror do Natal. Na história, Krampus aterroriza um garoto que começa a perder o gosto pela comemoração do Natal.
Papai Noel, também conhecido como Pai Natal, São Nicolau, Kris Kringle ou Santa Claus, é um personagem lendário originário da cultura cristã ocidental que acredita-se trazer presentes para as crianças durante a noite na véspera de Natal de brinquedos e doces ou carvão ou nada, dependendo se são "boazinhas ou travessas".
Ele supostamente consegue isso com a ajuda de elfos natalinos, que fazem os brinquedos em sua oficina, muitas vezes dizem estar no Polo Norte, e renas voadoras que puxam seu trenó pelo ar.
O personagem moderno do Papai Noel é baseado nas tradições folclóricas que cercam Nicolau de Mira, a figura inglesa de Father Christmas, a figura holandesa de Sinterklaas e a deus nórdico Odin.
Uso do visual em publicidade
O visual vermelho e branco ganhou impulso em 1931, quando a Coca-Cola realizou uma grande campanha publicitária usando um Papai Noel vestido conforme a criação de Nast.
Historicamente, a Coca-Cola não foi a primeira empresa de bebidas não alcoólicas a usar este visual moderno numa campanha publicitária: Já em 1915, a White Rock Beverages o tinha feito para vender água mineral. Tornou a recorrer ao visual para uma anúncio de ginger ale em 1923.
Ainda mais cedo, o gorducho vestido no atual traje vermelho e branco já tinha aparecido em várias capas da revista Puck nos primeiros anos do século XX.
FONTE: G1