Um homem tentou enganar uma juíza ao apresentar um advogado falso criado por Inteligência Artificial (IA) durante uma audiência trabalhista. O caso aconteceu no dia 26 de março, no Tribunal de Apelações de Nova York, nos Estados Unidos.
Na videoconferência, o suposto advogado aparecia sorridente, com aparência jovem, penteado impecável, vestindo camisa social e suéter. O homem, que movia uma ação trabalhista, usou um vídeo gerado por IA para defender seus argumentos.
"Que o tribunal me permita falar. Venho aqui humildemente para apresentar meu argumento diante de um painel de cinco juízes", começou a falar o avatar, que foi interrompido pela juíza. "Ok, espere um pouco. Esse é o advogado do caso?", questionou a magistrada.
Ao perceber que se tratava de uma imagem criada por IA, a juíza interrompeu a audiência. Visivelmente incomodada, a magistrada declarou que “não gostava de ser enganada”.
Posteriormente, o autor da ação enviou uma carta de desculpas ao tribunal, dizendo que não tinha intenções de “causar problemas”. No texto, justificou que não tinha um advogado para representá-lo e que, por isso, optou por apresentar seus argumentos por conta própria. Ele afirmou acreditar que a versão digital poderia se expressar de forma mais clara do que ele pessoalmente.