Mauricio Inter x Atlético-MG — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter
O Inter foi aprovado sem ressalvas no último teste antes das quartas de final da Sul-Americana. O primeiro tempo foi avassalador e o melhor da temporada nos 3 a 0 sobre o Atlético-MG. A equipe uniu futebol de qualidade, forte marcação, repertório e eficiência para balançar as redes. E chega na ponta dos cascos para enfrentar o Melgar, do Peru.
O período de preparação para a nova etapa do mata-mata colocou adversários poderosos no caminho colorado. E a resposta foi positiva. Foram duas vitórias (América-MG e Atlético-MG), dois empates (Athletico-PR e São Paulo) e apenas uma derrota (Palmeiras). Embora nove pontos distante do líder, o Colorado segue consolidado entre os melhores do certame nacional. No momento, é o sexto.
O enfrentamento contra um dos melhores times do Brasil foi o que o Inter precisava para afastar qualquer desconfiança e aumentar a moral do time a poucos dias de uma decisão. De quebra, o estádio Beira-Rio recebeu o maior público na atual edição do Brasileirão, com 39.451 torcedores, superando a despedida de D'Alessandro na 2ª rodada.Já fizemos grandes partidas, essa é uma delas. Acho que temos que manter o que foi feito hoje. Entregar-se sempre. Se mantiver a estrutura, time que agride, gosta da bola, se compromete taticamente, temos chances de vencer no Peru" — Sidnei Lobo, auxiliar de Mano Menezes
45 minutos de luxo
No linguajar do futebol, o primeiro tempo do Inter sobre o Galo pode ser definido como um "chocolate". Avassalador, o time construiu o placar de 3 a 0 em apenas meia hora de jogo. Mano escalou a equipe com Mauricio na vaga de Pedro Henrique e apostou na dupla de ataque Wanderson e Alemão.
O equilíbrio entre defesa e ataque foi determinante para que as engrenagens funcionassem. O Colorado foi altamente agressivo na marcação, teve repertório para criar e eficiência para marcar. A equipe alternou bolas longas para Alemão, contra-ataques e belas combinações de pé em pé.
O coletivo sólido potencializou individualidades. Bustos, Gabriel, Edenilson, De Pena, Mauricio, Wanderson e Alemão atuaram em altíssimo nível. O goleiro Daniel, que tem recebido críticas por parte de alguns torcedores, operou dois milagres e fez outras defesas importantes.
Logo aos seis minutos, Mercado lançou para o ataque, Alemão se impôs e ganhou da defesa pelo alto. Mauricio ficou com a sobra, arrancou pelo meio, arriscou de pé esquerdo e acertou o ângulo de Éverson para abrir o placar. O meia não balançava as redes há 116 dias, desde abril.
A construção do segundo gol foi envolvente. Pela direita, aos 23 minutos, Mauricio, Bustos e Edenilson triangularam. O camisa 8 fez boa jogada individual ao superar Arana e Júnior Alonso e foi ao fundo. Esperto, Wanderson saiu do segundo poste para o meio da área e, livre, aproveitou o cruzamento para ampliar o escore de pé direito.
O terceiro gol foi de contra-ataque de almanaque. Edenilson desarmou o adversário no círculo central com o bico da chuteira. De Pena ficou com o rebote, conduziu em velocidade e pifou Mauricio, que dominou, limpou o marcador e de pé canhoto deslocou Éverson para sacramentar uma larga e irreversível vantagem.
– Hoje, felizmente, entrou. Temos que manter isso (eficiência). É raro ter a semana cheia para treinar. Aproveitamos bastante. Fizemos trabalho de ruptura, finalização. Treinamento faz com que eles evoluam – disse o auxiliar Sidnei Lobo, que comandou o time à beira do campo no lugar de Mano, suspenso.
A destacar ainda, um lance que arrancou aplausos e sorrisos das arquibancadas. Com toques rápidos e insinuantes, o time avançou pela esquerda com Wanderson, que, de calcanhar, acionou Alemão. O camisa 35 cruzou, e Mauricio bateu na rede por fora.
Na etapa final, o time visitante pressionou, criou algumas chances de gol – entre elas uma bola no travessão de Guilherme Arana –, enquanto o Inter especulou nas transições. O cenário favorável permitiu que o auxiliar Sidnei Lobo promovesse a estreia de Braian Romero aos 30 minutos.
Operação Arequipa
A partir de agora, tudo é Sul-Americana para o Inter. A reapresentação do elenco nesta segunda-feira marcará o início da preparação para o duelo de quartas de final. Expectativa pelos retornos de Alan Patrick e Taison aos trabalhos com bola. Se liberados, poderão integrar a delegação.
O Inter terá dois treinamentos em Porto Alegre antes do embarque para Lima, na terça à tarde. A programação vermelha aponta para uma atividade na capital peruana antes do deslocamento para Arequipa, onde enfrentará altitude de 2300 metros.
A bela atuação contra o Galo deixa o grupo confiante e com moral elevado para o primeiro jogo do mata-mata. Os erros cometidos na fase anterior contra o Colo-Colo servem de exemplo. Mauricio deve ser mantido o time titular. Rodrigo Moledo é desfalque certo por lesão muscular na panturrilha direita.