01/07/2018 às 11h58min - Atualizada em 01/07/2018 às 11h58min

Prisioneiro foge de prisão com ajuda de um helicóptero na França

A fuga foi feita com o apoio de três cúmplices fortemente armados, que aterrissaram a bordo da aeronave, no pátio do presídio central da cidade de Réau, no departamento de Seine-et-Marne, no sudeste de Paris.

GEOFFROY VAN DER HASSELT / AFP
Um famoso gângster que estava preso nos arredores de Paris protagonizou uma fuga digna de filmes de ação neste domingo: Redoine Faïd escapou da penitenciária com ajuda de um helicóptero.

A fuga foi feita com o apoio de três cúmplices fortemente armados, que aterrissaram a bordo da aeronave, no pátio do presídio central da cidade de Réau, no departamento de Seine-et-Marne, no sudeste de Paris.

Com 46 anos, Faïd cumpria uma senteça de 25 anos em função de uma tentativa de roubo, durante a qual um policial foi morto.

Um detalhe curioso é que esta foi a segunda fuga do criminoso. Ele já havia escapado da prisão em 2013, depois de tornar reféns quatro guardas e destruir várias portas do local onde estava preso.

 

Outro dado que chama atenção é que, esta primeira fuga foi regitrada apenas meia hora depois de ele chegar à referida prisão, no Norte da França.

De tão notório, Faid escreveu, em 2009, um livro sobre suas experiências ao crescer em meio a cenas de crime no subúrbio de Paris e como se deu sua entrada nesse universo. Na ocasião, ele chegou a dizer que havia deixado o crime, mas foi pego um ano depois, envolvido na tentativa de roubo pela qual estava preso na penitenciária de Seine-et-Marne.

Ele foi condenado duas vezes em 2017: a 10 anos da reclusão por sua fuga em 2013, e a 18 anos pelo ataque a um furgão blindado no norte da França em 2011. Ele apelou das duas condenações.

A fuga deste domingo não deixou feridos e o helicóptero foi encontrado pela polícia em Gonesse, área vizinha de Bourget.

A polícia judiciária está encarregada do caso e "todos os meios foram mobilizados para localizar o fugitivo", indicou uma fonte do Ministério do Interior francês.

As unidades territoriais da polícia e da gendarmeria "foram imediatamente alertadas" e "dispositivos coordenados de controle e captura foram aplicados, levando em conta a periculosidade do fugitivo e seus possíveis cúmplices".

 

O helicóptero usado na fuga foi encontrado pela polícia em Gonesse
Foto: GEOFFROY VAN DER HASSELT / AFP

 
Extra
 

Link
Notícias Relacionadas »