A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) lançou nesta terça-feira (17) o RecuperaFone, um programa inovador destinado a recuperar celulares roubados ou furtados e devolvê-los aos seus legítimos donos.
O estado se torna o segundo do país a implantar essa tecnologia, que será coordenada pelo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC).
A mesma tecnologia foi empregada pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). O projeto de recuperação de celulares foi reconhecido nacionalmente pela eficiência e resultou, nos últimos meses, na devolução de mais de 7 mil celulares a seus proprietários no referido estado.
O NIRC vai funcionar na sede da SSP-AM, na Avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, no Monte das Oliveiras, no Shopping Via Norte.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinicius Almeida, explicou que o RecuperaFone visa reduzir significativamente os crimes relacionados a roubo de celulares.
“Nossa meta é alcançar uma redução de 60% no roubo de celulares, como foi no Piauí. A longo prazo, queremos atingir uma redução de 90%, assim como no programa Paredão,” afirmou Almeida.
Como vai funcionar o RecuperaFone
Tecnologia de rastreamento: O NIRC utilizará um software avançado para cruzar boletins de ocorrência com números de IMEI dos celulares.
Contato com usuários: Após identificar um aparelho roubado, a polícia enviará uma mensagem via WhatsApp, através do número verificado da SSP: (92) 93300-4088 com instruções para a devolução.
Registro do IMEI: Os cidadãos devem registrar boletins de ocorrência e fornecer o IMEI e o número de contato emergencial.
Registro do Boletim de Ocorrência: O cidadão registra o roubo ou furto e fornece o IMEI.
Criação do banco de dados: O software cria um banco de dados com as informações dos celulares roubados ou furtados.
Monitoramento e notificação: O sistema monitora os celulares e, ao identificar um IMEI correspondente, o NIRC envia uma mensagem via WhatsApp para o usuário, solicitando a comprovação da propriedade legítima.
Consequências legais: A não devolução do celular pode levar a responsabilidades legais para o usuário.