26/11/2020 às 16h07min - Atualizada em 26/11/2020 às 16h07min

Ação integrada da DERFV e RONDESP CENTRAL- PM/BA desarticula célula de facção criminosa que operava no eixo Norte/Nordeste realizando troca de veículos

PORTAL DO SENA - Informando com credibilidade

PC-AM
Foto: Reprodução
Investigadores da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos, sob coordenação do delegado Cícero Túlio, prenderam na noite de ontem (25) os nacionais ANDREY DO NASCIMENTO ANDRADE e HENRIQUE TEIXEIRA PEDROSA, apontados como integrantes de uma organização criminosa responsável por trocar veículos clonados por drogas e remeter o material entorpecente para o Estado da Bahia. 

As investigações duraram cerca de três semanas e conseguiram constatar que a dupla integrava a célula de uma facção criminosa com tentáculos no Estado do Amazonas, que opera no tráfico de drogas no eixo Norte/Nordeste. 

Os autores eram responsáveis por receptar veículos roubados e clonados para trocar por drogas, para em seguida acondicionar nas vestes de passageiros com destino a cidade de Salvador, capital do Estado da Bahia. 

Após tomarem conhecimento de que Andrey negociaria uma motocicleta roubada e clonada em troca de material entorpecente na data de ontem, os investigadores fizeram o seu acompanhamento, e, durante a abordagem ao referido nacional, com o mesmo foi apreendido uma motocicleta roubada e clonada, além de documentos falsos e um bilhete de viagem com destino a Salvador/BA na madrugada de hoje (26/11). 


As investigações apontaram que as drogas trocadas pelos veículos eram conduzidas num automóvel utilizado por
Andrey, o qual entregava aos cuidados de Henrique, que era responsável por realizar o fracionamento em partes menores a fim de promover a fixação do material no corpo das "mulas", as quais embarcavam em voos domésticos com destino a Bahia. 

A operação de acondicionamento do material nas mulas ocorria em um motel situado na avenida do Turismo, local de onde saiam as "mulas" já preparadas para o embarque no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. 


Com a dupla foram apreendidos dois veículos clonados, cerca de 4kg de material entorpecente do tipo skank e cocaína pura, além de uma balança de precisão. 


Andrey já havia sido preso em abril de 2020 em razão de sua participação em roubos na capital. 


Henrique foi preso em 2018 após ser surpreendido pela Polícia Federal no Aeroporto de Manaus transportando 5kg de entorpecentes para Curitiba. 

As prisões se deram no bairro Cidade Nova e Vila da prata. 

Ambos foram flagranteados em face dos crimes de receptacao qualificada, uso de documento falso, tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas, e após os procedimentos cabíveis serão encaminhados ao CRT onde ficarão a disposição da Justica. 




AÇÕES REALIZADAS DE FORMA INTEGRADA JUNTO A PM/BA 

Após agentes da DERFV constatarem que parte da droga já havia sido remetida para Salvador/BA, foi mantido contato com o setor de inteligência da RONDESP CENTRAL-PM/BA, na pessoa do policial Elton Mandias, para que equipes policiais daquela unidade fizessem o acompanhamento do destinatário do entorpecente, tendo sido identificado que a droga seria recebida pelo empresário do ramo de açaí Tiago Di Natali Guimarães Ribeiro, o qual já havia sido preso diversas vezes por tráfico de drogas e porte de arma de fogo em Salvador/BA. 


Durante as ações integradas da PM/BA foi feito um cerco mas imediações de onde mora Tiago, em uma região nobre de Salvador, oportunidade em que o alvo conseguiu empreender fuga utilizando um veículo Hyunday de placa RCQ-8189, deixando para trás em sua casa, num condomínio de luxo, na beira mar da zona norte de Salvador, uma expressiva quantidade de entorpecentes, além balança de precisão, munições e um carregador de pistola. 


O material entorpecente foi exibido na Superintendência Regional da Polícia Federal em Salvador, considerando que Tiago já responde a diversos inquéritos naquela unidade policial.

Um outro integrante da quadrilha identificado como Marcos Aurélio Carvalho Martins, foi preso na tarde de hoje (26), tendo sido identificado que o referido havia levado 2kg de entorpecentes para Salvador no último dia 24.


O mesmo foi encaminhado para a Superintendência Regional da Polícia Federal em Salvador para os procedimentos cabíveis

As diligências policiais em Salvador até o momento continuam para tentar capturar
Tiago e outros envolvidos no esquema criminoso.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90