10/11/2020 às 11h25min - Atualizada em 10/11/2020 às 11h25min

Bando que trazia cabelo humano ilegalmente para o Brasil é alvo da PF

PORTAL DO SENA - Informando com credibilidade

Metrópoles
Foto Reprodução
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (10/11), a operação Baalon. O objetivo é desarticular um grupo criminoso especializado em importação irregular de cabelos de origem estrangeira para revenda em território nacional.

Sete ordens judiciais, expedidas pela 14ª Vara Federal de Curitiba, são cumpridas em Foz do Iguaçu (PR), Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Araçatuba (SP). A operação é em conjunto com a Receita Federal.

As investigações têm como foco um grupo criminoso, parte dele composto por pessoas de origem indiana, voltado à importação irregular de cabelos humanos. As mercadorias, além de serem subfaturadas por empresas brasileiras, eram ilegalmente trazidas via fronteira com o Paraguai.

Segundo a PF, a introdução da mercadoria se dava por meio da supressão parcial ou total de tributos que incidiam na operação de importação, o que configura crime de descaminho. Os produtos eram comprados por clientes que trabalham com o comércio de cabelos humanos.

Para que o grupo criminoso conseguisse pagar seus fornecedores estabelecidos no exterior, os reais recebidos no Brasil eram, então, convertidos em dólares. Isso ocorria com a remessa em espécie para o Paraguai ou por meio de contato com algum operador financeiro, que disponibilizava o valor via sistema internacional de compensação paralelo, sem registro nos órgãos oficiais, conhecido por dólar-cabo.

Considerando que alguns investigados possuem nacionalidade indiana e que as atividades comerciais que eles desenvolveram estão relacionadas ao comércio de cabelos humanos, o nome da operação faz referência a uma das traduções da palavra “cabelos” para o idioma hindi, que é “Baalon”.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e operação irregular de instituição financeira.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90