09/11/2020 às 18h03min - Atualizada em 09/11/2020 às 18h03min

Alternativa aos motoristas de Manaus há mais de uma década, GNV estará em mais dois postos

PORTAL DO SENA - Informando com credibilidade

Secom
Divulgação/Cigás

Mais econômico e limpo, o Gás Natural Veicular (GNV), é um importante vetor econômico para o segmento automotivo e já completa mais de dez anos de operação no Amazonas. Fruto da iniciativa do Governo do Estado em tornar o combustível disponível aos motoristas, a distribuição tem a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) como incentivadora da cadeia do produto no estado.

 

A história da utilização do GNV no Amazonas começou em 2008, onde ele era transportado em barcaças, duas vezes por mês, de Urucu até a capital, onde era fornecido em um posto de abastecimento. De 2010 até o momento, a Cigás tem investido em infraestrutura e incentivos para aumentar a disponibilidade do combustível a mais postos com fornecimento canalizado, visando atender todos os motoristas com o carro adaptado.

 

Atuando como protagonista na cadeia produtiva, a Cigás realiza campanhas para promover o incentivo à conversão de veículos, tendo a mais recente, em 2019, oferecido R$ 4 mil para 250 motoristas que realizaram a adaptação do carro para rodar com o GNV.

 

O combustível é um diferencial para qualquer perfil de consumo, principalmente aos profissionais do volante, como taxistas e motoristas de serviço de aplicativo. Com ele, é possível economizar na medida em que se dirige mais, pelo menor preço e pela maior autonomia, pois roda-se mais com 1 m³ de GNV do que com 1 litro de gasolina ou etanol.

Além disso, com o objetivo de tornar o GNV mais acessível a toda a população, a Cigás firmou contratos de fornecimento para atendimento de dois novos postos, um localizado na avenida Rodrigo Otávio, no Distrito Industrial, e o outro na avenida Coronel Teixeira, na Ponta Negra. Com as novas opções, esses condutores terão um total de cinco postos para utilizar o combustível, em diferentes pontos da cidade.

 

As ações desenvolvidas para fomento da cadeia fazem parte da atuação do Governo do Estado, por meio da Cigás, para movimentar o mercado local. Atualmente, segundo dados de setembro do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a frota de Manaus conta com 2.338 carros convertidos para o uso de GNV.

 

Com mais veículos adaptados em circulação, o diretor técnico-comercial da Companhia, Clovis Correia Junior, acredita na alta do consumo e projeta um número crescente de pontos de abastecimento na cidade.

 

“A Cigás promove campanhas de incentivo com a estratégia de promover aumento da demanda pelo GNV e, assim, possibilitar que empresários acreditem no mercado e invistam na abertura de novos postos, criando um ciclo virtuoso e, consequentemente, o aquecimento desse mercado”, complementou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90