O alemão Mick Schumacher venceu neste sábado a primeira corrida da Fórmula 2 em Monza, na Itália. O filho do heptacampeão mundial Michael Schumacher dominou a prova depois que o inglês Callum Ilott, pole position e líder nas primeiras voltas, deixou apagar o motor na saída do pit stop. O piloto da academia da Ferrari terminou 3s1 à frente do segundo colocado, o italiano Luca Ghiotto. O dinamarquês Christian Lundgaard completou o pódio, em terceiro.
Com o resultado, Schumacher chegou a 131 pontos e subiu para a vice-liderança na classificação geral do campeonato, a apenas três pontos do líder Robert Shwartzman, que completou a prova deste sábado apenas em nono lugar. Callum Ilott (130 pontos) e Yuki Tsunoda (123) são os outros pilotos envolvidos na briga direta pelo campeonato.
Não foi uma boa corrida para os brasileiros. O melhor foi Pedro Piquet, que chegou a flertar com a zona de pontuação mas acabou na 12ª posição. Já Felipe Drugovich, dono de duas vitórias na temporada 2020, perdeu posições logo na primeira volta e não conseguiu mais se recuperar, terminando em 16º. Por fim, Guilherme Samaia recebeu a bandeira quadriculada na 21ª colocação.
Largada fulminante de Schumacher
Ilott partiu bem da pole position, mas quem fez uma largada espetacular foi Schumacher, que pulou de sétimo para segundo, à frente de Lundgaard. Já Tsunoda não largou bem e caiu de segundo para quinto, atrás de Ghiotto.
Nas primeiras voltas, Ilott e Schumacher abriram vantagem sobre Lundgaard e Tsunoda, que passou Ghiotto para ficar em quarto. O inglês entrou nos boxes para a troca obrigatória de pneus no fim da volta 11, mas bobeou e deixou o motor apagar quando tentou sair.
Schumacher parou na volta seguinte e caiu para a 14ª colocação, mas na frente dos demais pilotos que tinham feito o pit stop. Ghiotto liderou por duas voltas até fazer a sua troca de pneus, e a liderança também passou pelas mãos de Dan Ticktum e Juri Vips.
Liderança tranquila
Quando todos os pilotos fizeram os pit stops, Schumacher recuperou a primeira colocação, com uma vantagem tranquila sobre Lundgaard e Ghiotto. Nas voltas finais, o alemão apenas controlou o desgaste dos pneus para conquistar a primeira vitória na temporada.
Além de dar uma alegria à chefia da academia da Ferrari, equipe que vive crise na Fórmula 1, Schumacher venceu na mesma pista na qual o pai Michael conquistou cinco vitórias como piloto da escuderia de Maranello. Foi a segunda vitória do alemão na F2 - em 2019, ele já havia vencido na Hungria. O triunfo foi uma bela reação de Schumacher, que tinha batido na classificação.
A segunda corrida da rodada dupla de Monza será disputada na manhã deste domingo, com Louis Deletraz e Dan Ticktum, sétimo e oitavo colocados neste sábado, na primeira fila, pela regra do grid invertido na Fórmula 2.