26/08/2020 às 23h13min - Atualizada em 26/08/2020 às 23h13min
Homem que criava sites clonados para roubar dados de cartões de crédito é preso no Rio
PORTAL DO SENA - Informando com credibilidade
Extra
Foto: Reprodução Uma operação em conjunto entre a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) do Rio de Janeiro e do Piauí resultou na prisão do hacker de uma quadrilha. O grupo criava sites falsos com características dos portais de grandes marcas de venda de produtos. Os dados de cartões de crédito cadastrados nos sites clonados passavam a ser usados para compras fraudulentas. Gabriel de Azevedo da Silva, de 19 anos, é especializado em Tecnologia da Informação (TI) e criava as plataformas para os golpes. Ele foi preso na operação Compra Fácil pelos crimes de organização criminosa e estelionato.
Gabriel atuava a partir do Rio de Janeiro, mas os golpes ocorriam em todo o país. Para despistar a polícia, os dados recolhidos através dos sites eram enviados para integrantes da quadrilha no Piauí e no Ceará para serem usados. Segundo a DRCI, o hacker "recebia sua porcentagem na participação das transações ilícitas, através da emissão de boleto bancário em seu próprio nome, dando assim uma característica “legal” ao recebimento".
De acordo com a especializada, o grupo foi desarticulado ao serem feitas mais quatro prisões, realizadas coordenadamente em Teresina, no Piauí, e em Fortaleza, no Ceará.