25/08/2020 às 19h07min - Atualizada em 25/08/2020 às 19h07min

Estelionatários adotam novos golpes na pandemia e fazem cada vez mais vítimas no Rio

PORTAL DO SENA - Informando com credibilidade

Extra
Nesta segunda-feira, José Eduardo Nunes Júnior, de 31 anos, foi preso em flagrante aplicando golpe do 'falso motoboy', em Copacabana Foto: Divulgação
Ao ligar pelo telefone fixo de seu apartamento em Copacabana, uma idosa achou que estava em contato com a agência bancária onde tem conta para reclamar de uma compra feita em Campinas, São Paulo. Estava tudo lá: uma voz gravada dando orientações, o número do protocolo de assistência e até a sugestão da opção 4 para cancelamento de seu cartão bancário. Até que entrou na ligação um homem dizendo-se funcionário do banco, pedindo a ela procedimentos estranhos.

A cliente, segundo ele, teria que enviar, dentro de um envelope, um relato por escrito sobre o que havia acontecido, uma autorização para que a Polícia Civil investigasse o incidente e o próprio cartão cortado ao meio. Tudo isso, a ser entregue a um motoboy, que seria de uma instituição financeira e passaria na porta do prédio para pegá-lo. A idosa acabou ficando desconfiada, avisou a polícia, e o suposto entregador, identificado como José Eduardo Nunes Júnior, de 31 anos, foi preso nesta segunda-feira, a uma certa distância da portaria, de máscara e capacete.

Aquele clássico crime do bilhete premiado, tipo de estelionato que começou a ganhar fama na década 1940, foi reinventado, especialmente neste período de pandemia do novo coronavirus, e está fazendo novas vítimas e preocupando a Polícia Civil. O relato acima é da delegada titular da 12ª DP (Copacabana), Valéria Aragão, sobre a última tentativa de um tipo de estelionato praticado por uma quadrilha que começou no ano passado a fazer vítimas na cidade, especialmente na Zona Sul e e em bairros da Zona Norte, usando uma modalidade que ela mesma considerou quase perfeita.

— Esse tipo de estelionato está incomodando muito desde antes da pandemia e durante este período foi aumentado por que as vítimas não têm saído de suas casas, e os criminosos precisam obter lucro de alguma forma. O estelionato através de ligações foi o mais praticado em todo o estado. É algo diário, não só na área da 12ª DP. E toda a Polícia Civil tem muito interesse nisso. A gente sempre orienta a quem conseguir identificar algum motoboy que trabalhe para a quadrilha e a placa da moto que os divulguem. Por que esse estelionato é quase perfeito — disse a delegada.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90